Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128192
Título: 
Escrita e leitura que tecem o cotidiano de pessoas pouco escolarizadas: um estudo
Autor(es): 
Gasparini, Thainara Bonfante
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Este estudo visa aprofundar as reflexões sobre as práticas de leitura e escrita efetivadas por pessoas jovens e adultas pouco escolarizadas. A partir das experiências vivenciadas enquanto educadora do Projeto de Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Práticas e Desafios (PEJA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), câmpus de Rio Claro, que instigaram-me a olhar para as práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, surgiram algumas indagações que aqui se colocam enquanto problemas da pesquisa: O que move as práticas de leitura e escrita efetivadas por esses sujeitos, pessoas comuns? E qual o sentido atribuído pelo sujeito que escreve e lê às suas próprias práticas de escrita e leitura? Pautando-se por uma abordagem qualitativa, o presente estudo se organiza iniciando-se pelo levantamento realizado nos trabalhos submetidos e encomendados, no período de 2000 a 2013, nos Grupos de Trabalho GT-18, GT-10 e GT-03, nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre a temática. Na sequência, aponto as contribuições teóricas de autores tais como Roger Chartier e Michel de Certeau sobre as práticas de ler e escrever, assumidas como práticas culturais. Por fim, apresento e comento tópicos das entrevistas realizadas com uma educanda que se faz poetisa no PEJA - Rio Claro e o levantamento dos escritos por ela produzidos, de modo a constituir um arquivo de sua produção escrita. A análise do material coletado nos faz perceber que tais práticas ultrapassam a esfera escolar produzindo outros sentidos; portanto o ensino escolarizado transcende a prática educativa escolar. Há que se refletir sobre a existência da diversidade de saberes e descobrir modos outros de realização de trabalhos que atrelem os saberes escolares e as práticas culturais
Data de publicação: 
2015
Citação: 
GASPARINI, Thainara Bonfante. Escrita e leitura que tecem o cotidiano de pessoas pouco escolarizadas: um estudo. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Duração: 
80 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação de adultos
  • Escrita
  • Leitura
  • Motivação na educação
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128192
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.