You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorGasparini, Thainara Bonfante-
dc.date.accessioned2015-10-07T17:37:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:59:02Z-
dc.date.available2015-10-07T17:37:21Z-
dc.date.available2016-10-25T20:59:02Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGASPARINI, Thainara Bonfante. Escrita e leitura que tecem o cotidiano de pessoas pouco escolarizadas: um estudo. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128192-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128192-
dc.description.abstractEste estudo visa aprofundar as reflexões sobre as práticas de leitura e escrita efetivadas por pessoas jovens e adultas pouco escolarizadas. A partir das experiências vivenciadas enquanto educadora do Projeto de Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Práticas e Desafios (PEJA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), câmpus de Rio Claro, que instigaram-me a olhar para as práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, surgiram algumas indagações que aqui se colocam enquanto problemas da pesquisa: O que move as práticas de leitura e escrita efetivadas por esses sujeitos, pessoas comuns? E qual o sentido atribuído pelo sujeito que escreve e lê às suas próprias práticas de escrita e leitura? Pautando-se por uma abordagem qualitativa, o presente estudo se organiza iniciando-se pelo levantamento realizado nos trabalhos submetidos e encomendados, no período de 2000 a 2013, nos Grupos de Trabalho GT-18, GT-10 e GT-03, nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre a temática. Na sequência, aponto as contribuições teóricas de autores tais como Roger Chartier e Michel de Certeau sobre as práticas de ler e escrever, assumidas como práticas culturais. Por fim, apresento e comento tópicos das entrevistas realizadas com uma educanda que se faz poetisa no PEJA - Rio Claro e o levantamento dos escritos por ela produzidos, de modo a constituir um arquivo de sua produção escrita. A análise do material coletado nos faz perceber que tais práticas ultrapassam a esfera escolar produzindo outros sentidos; portanto o ensino escolarizado transcende a prática educativa escolar. Há que se refletir sobre a existência da diversidade de saberes e descobrir modos outros de realização de trabalhos que atrelem os saberes escolares e as práticas culturaispt
dc.format.extent80 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectMotivação na educaçãopt
dc.titleEscrita e leitura que tecem o cotidiano de pessoas pouco escolarizadas: um estudopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851106.pdf-
dc.identifier.aleph000851106-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.