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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128202
Título: 
Anum não canta em gaiola: estudo sobre as relações entre educação em arte-cultura e privação de liberdade
Autor(es): 
Oliveira, Marcio Custódio de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Este estudo buscou compreender traços da trajetória histórica e filiações teóricas na construção da Fundação CASA, logo, no significado da privação de liberdade em medidas socioeducativas. A partir disto, refletimos sobre o modo como as práticas educacionais artístico-culturais, aparecem enquanto elementos desestabilizadores da ordem, confrontando e sendo confrontadas pela lógica persecutória, comportamentalista e punitiva, inerentes ao ambiente carcerário. Neste contexto, a pesquisa investigou a tensa relação entre o canto do anum e as gaiolas, ou seja, a educação em arte-cultura e a privação de liberdade. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico que colocou em diálogo: documentos institucionais como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE e Regimento Interno da Fundação CASA; com produções teóricas que permitiram a reflexão e auxiliou na compreensão da complexidade destas relações como, Loïc Wacquant, Michel Foucault e Roberto da Silva, sobre o sistema carcerário; Stuart Hall, Frantz Fanon e Muniz Sodré, sobre identidade cultural e cultura negra; Paulo Freire e Boaventura de Souza Santos sobre educação, e por fim, nossas memórias enquanto arte-educador que, há mais de dez anos, atua diretamente com adolescentes em diversas unidades desta instituição. Enfim, buscamos responder a inquietação central deste trabalho: Como se dão os movimentos de captura e esquiva entre arte-cultura e privação de liberdade? Com a intenção de contribuir com processos de reflexão e construção de práticas educacionais direcionadas aos adolescentes encarcerados
Data de publicação: 
2015
Citação: 
OLIVEIRA, Marcio Custódio de. Anum não canta em gaiola: estudo sobre as relações entre educação em arte-cultura e privação de liberdade. 2015. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Duração: 
113 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente
  • Educação
  • Correção juvenil
  • Liberdade
  • Arte e educação
  • Liberdade de expressão
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128202
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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