You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Marcio Custódio de-
dc.date.accessioned2015-10-07T17:37:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:59:03Z-
dc.date.available2015-10-07T17:37:26Z-
dc.date.available2016-10-25T20:59:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcio Custódio de. Anum não canta em gaiola: estudo sobre as relações entre educação em arte-cultura e privação de liberdade. 2015. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128202-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128202-
dc.description.abstractEste estudo buscou compreender traços da trajetória histórica e filiações teóricas na construção da Fundação CASA, logo, no significado da privação de liberdade em medidas socioeducativas. A partir disto, refletimos sobre o modo como as práticas educacionais artístico-culturais, aparecem enquanto elementos desestabilizadores da ordem, confrontando e sendo confrontadas pela lógica persecutória, comportamentalista e punitiva, inerentes ao ambiente carcerário. Neste contexto, a pesquisa investigou a tensa relação entre o canto do anum e as gaiolas, ou seja, a educação em arte-cultura e a privação de liberdade. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico que colocou em diálogo: documentos institucionais como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE e Regimento Interno da Fundação CASA; com produções teóricas que permitiram a reflexão e auxiliou na compreensão da complexidade destas relações como, Loïc Wacquant, Michel Foucault e Roberto da Silva, sobre o sistema carcerário; Stuart Hall, Frantz Fanon e Muniz Sodré, sobre identidade cultural e cultura negra; Paulo Freire e Boaventura de Souza Santos sobre educação, e por fim, nossas memórias enquanto arte-educador que, há mais de dez anos, atua diretamente com adolescentes em diversas unidades desta instituição. Enfim, buscamos responder a inquietação central deste trabalho: Como se dão os movimentos de captura e esquiva entre arte-cultura e privação de liberdade? Com a intenção de contribuir com processos de reflexão e construção de práticas educacionais direcionadas aos adolescentes encarceradospt
dc.format.extent113 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescentept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCorreção juvenilpt
dc.subjectLiberdadept
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectLiberdade de expressãopt
dc.titleAnum não canta em gaiola: estudo sobre as relações entre educação em arte-cultura e privação de liberdadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851945.pdf-
dc.identifier.aleph000851945-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.