Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128202
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Romualdo [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcio Custódio de | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-07T17:37:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:59:03Z | - |
dc.date.available | 2015-10-07T17:37:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcio Custódio de. Anum não canta em gaiola: estudo sobre as relações entre educação em arte-cultura e privação de liberdade. 2015. 113 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/128202 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128202 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou compreender traços da trajetória histórica e filiações teóricas na construção da Fundação CASA, logo, no significado da privação de liberdade em medidas socioeducativas. A partir disto, refletimos sobre o modo como as práticas educacionais artístico-culturais, aparecem enquanto elementos desestabilizadores da ordem, confrontando e sendo confrontadas pela lógica persecutória, comportamentalista e punitiva, inerentes ao ambiente carcerário. Neste contexto, a pesquisa investigou a tensa relação entre o canto do anum e as gaiolas, ou seja, a educação em arte-cultura e a privação de liberdade. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico que colocou em diálogo: documentos institucionais como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE e Regimento Interno da Fundação CASA; com produções teóricas que permitiram a reflexão e auxiliou na compreensão da complexidade destas relações como, Loïc Wacquant, Michel Foucault e Roberto da Silva, sobre o sistema carcerário; Stuart Hall, Frantz Fanon e Muniz Sodré, sobre identidade cultural e cultura negra; Paulo Freire e Boaventura de Souza Santos sobre educação, e por fim, nossas memórias enquanto arte-educador que, há mais de dez anos, atua diretamente com adolescentes em diversas unidades desta instituição. Enfim, buscamos responder a inquietação central deste trabalho: Como se dão os movimentos de captura e esquiva entre arte-cultura e privação de liberdade? Com a intenção de contribuir com processos de reflexão e construção de práticas educacionais direcionadas aos adolescentes encarcerados | pt |
dc.format.extent | 113 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Correção juvenil | pt |
dc.subject | Liberdade | pt |
dc.subject | Arte e educação | pt |
dc.subject | Liberdade de expressão | pt |
dc.title | Anum não canta em gaiola: estudo sobre as relações entre educação em arte-cultura e privação de liberdade | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851945.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851945 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.