Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128242
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria Augusta H. Wurthmann [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Amorym, Karina Kanamaru de | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-07T17:37:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:59:08Z | - |
dc.date.available | 2015-10-07T17:37:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | AMORYM, Karina Kanamaru de. Pinóquio, o leitor. 2015. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/128242 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128242 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo principal analisar os vários leitores presentes no clássico Pinóquio do escritor italiano Collodi. Do leitor que apenas consegue aprender o código da escrita e a sintaxe que comanda esse código, ou no dizer de Manguel (2009,p.41) - o processo mecânico de aprender o código da escrita na qual está codificada a memória de uma sociedade - ao leitor que consegue entender sua identidade e a sociedade que o cerca, ou também no dizer de Manguel (2009,p.41) - o aprendizado de como as inscrições nesse código servem para conhecer de maneira profunda, imaginativa e prática nossa identidade e a do mundo que nos cerca, onde encaixar o tipo de leitor que Collodi cria para seu personagem?. É válido, ainda, indagar quais são os outros leitores na obra Pinóquio e o que representariam? Tecer a leitura e a releitura de uma obra permite essas reflexões sobre a educação e o processo humanizador da literatura (Cândido,1989,p.112), proporcionando assim uma viagem de introspecção (auto-conhecimento),e a exploração e leitura do mundo, fatores estes fundamentais na formação da subjetividade e da autonomia de pensamento do sujeito | pt |
dc.format.extent | 26 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt |
dc.subject | Escritores e leitores | pt |
dc.title | Pinóquio, o leitor | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851412.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851412 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.