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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]-
dc.contributor.authorVenâncio, Reinaldo Claudemir-
dc.date.accessioned2015-10-07T17:37:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:59:09Z-
dc.date.available2015-10-07T17:37:39Z-
dc.date.available2016-10-25T20:59:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Reinaldo Claudemir. Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128245-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128245-
dc.description.abstractThe purpose of the present study was to analyze the visual control of braking a bicycle when the cyclist is surprised by an obstacle in his way. According to Lee (1976), visually controlled braking based on time to collision information utilizes the optic variables tau and its first derivative in time, tau-dot, to initiating the braking action and regulating its intensity. Seven young adults performed a bicycle braking task in curvilinear trajectory under distinct velocity (high, medium, and low) and uncertainty (certainty and uncertainty) conditions. Results showed that, independently of velocity and uncertainty levels, participants utilized tau and tau-dot to initiating and regulating the braking action, avoiding collision with the obstacle. Cognitive, attentional, and other psychological factors resulting from both increased velocity and uncertainty were not capable of altering the use of time to collision information, corroborating the tested hypothesisen
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar o controle visual da freada de uma bicicleta, quando um ciclista é surpreendido por um obstáculo em seu caminho. De acordo com Lee (1976), o controle da freada baseado em informação visual de tempo para colisão utiliza as variáveis ópticas tau, e sua primeira derivada no tempo, tau-dot, respectivamente, para disparar o início da freada e regular sua intensidade. Sete adultos jovens executaram uma tarefa de freada de bicicleta durante a situação de curva, submetidos a distintas condições de velocidade (alta, média e baixa) e de incerteza sobre a presença do obstáculo (certeza e incerteza). Os resultados mostraram, independentemente da condição de velocidade ou incerteza, que os participantes utilizaram as variáveis ópticas tau e tau-dot para regular o instante de início da freada e a intensidade da freada, evitando colisão com o obstáculo... Fatores cognitivos, atencionais e psicológicos resultantes de aumento da velocidade e da incerteza na situação experimental proposta não foram capazes de alterar a utilização da informação de tempo para colisão, corroborando a hipótese testadapt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectOlhos - Movimentospt
dc.subjectEquilibriopt
dc.subjectPostura humanapt
dc.subjectExercícios físicospt
dc.subjectMusculospt
dc.subjectCiclistaspt
dc.subjectPhysical education and training Study and teachingpt
dc.titleControle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curvapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000847829.pdf-
dc.identifier.aleph000847829-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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