Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128258
Título: 
Os saberes docentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia
Autor(es): 
Silva, Kelli Cristina Alves da
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
A formação inicial de professores tem sido discutida na literatura, abordando questões e aspectos que possibilitam refletir sobre os elementos julgados imprescindíveis na preparação docente. Neste processo questiona-se a missão da Universidade como lugar de formação, as pesquisas que relatam que os estudantes tendem a passar pela Universidade sem mudarem as suas crenças de quando eram alunos vinculados a questão do ser professor. Estes estudantes/alunos tendem a valorizar, na maioria das vezes, os saberes da experiência vinculados a dimensão afetiva não os re-significando com relação ao conhecimento adquirido na formação universitária. Portanto, emerge dessa constatação um problema no qual se tem um discurso e uma prática com relação à construção da identidade desse professor e os saberes que fundamentam esse processo identitário. De forma que este trabalho procurou identificar os saberes docentes propostos para a formação dos professores do curso de Pedagogia da UNESP - Campus Rio Claro, apontando o lugar que estes ocupam e considerando que os estudantes tendem a valorizar as suas experiências enquanto alunos (crenças). Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como técnicas a fonte documental e a análise de conteúdo. Através da análise do Projeto Político Pedagógico observou-se que a formação tem a docência como base da identidade desse professor e que os fundamentos educacionais e didáticos percorrem uma proposta de perspectiva disciplinar. Porém, as disciplinas que fundamentam a prática de ensino e a prática do ensino são pouquissimas, revelando uma lacuna desse processo. Porém, lacuna maior é o conjunto das disciplinas de estágio serem de 315 horas e não de 400 horas como o é nas demais licenciaturas. Neste contexto, para além das contribuições que o curso em si possa apresentar não se revela uma mentalidade de que a formação de professores necessite ser mais...
Data de publicação: 
2015
Citação: 
SILVA, Kelli Cristina Alves da. Os saberes docentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
Duração: 
53 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Professores - Formação
  • Pratica de ensino
  • Experiencia
  • Ensino - Curriculos
  • Curriculos - Avaliação
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128258
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.