You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Kelli Cristina Alves da-
dc.date.accessioned2015-10-07T17:37:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:59:10Z-
dc.date.available2015-10-07T17:37:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:59:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Kelli Cristina Alves da. Os saberes docentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128258-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128258-
dc.description.abstractA formação inicial de professores tem sido discutida na literatura, abordando questões e aspectos que possibilitam refletir sobre os elementos julgados imprescindíveis na preparação docente. Neste processo questiona-se a missão da Universidade como lugar de formação, as pesquisas que relatam que os estudantes tendem a passar pela Universidade sem mudarem as suas crenças de quando eram alunos vinculados a questão do ser professor. Estes estudantes/alunos tendem a valorizar, na maioria das vezes, os saberes da experiência vinculados a dimensão afetiva não os re-significando com relação ao conhecimento adquirido na formação universitária. Portanto, emerge dessa constatação um problema no qual se tem um discurso e uma prática com relação à construção da identidade desse professor e os saberes que fundamentam esse processo identitário. De forma que este trabalho procurou identificar os saberes docentes propostos para a formação dos professores do curso de Pedagogia da UNESP - Campus Rio Claro, apontando o lugar que estes ocupam e considerando que os estudantes tendem a valorizar as suas experiências enquanto alunos (crenças). Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como técnicas a fonte documental e a análise de conteúdo. Através da análise do Projeto Político Pedagógico observou-se que a formação tem a docência como base da identidade desse professor e que os fundamentos educacionais e didáticos percorrem uma proposta de perspectiva disciplinar. Porém, as disciplinas que fundamentam a prática de ensino e a prática do ensino são pouquissimas, revelando uma lacuna desse processo. Porém, lacuna maior é o conjunto das disciplinas de estágio serem de 315 horas e não de 400 horas como o é nas demais licenciaturas. Neste contexto, para além das contribuições que o curso em si possa apresentar não se revela uma mentalidade de que a formação de professores necessite ser mais...pt
dc.format.extent53 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectExperienciapt
dc.subjectEnsino - Curriculospt
dc.subjectCurriculos - Avaliaçãopt
dc.titleOs saberes docentes no projeto pedagógico do curso de pedagogiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851029.pdf-
dc.identifier.aleph000851029-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.