Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Kelli Cristina Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-07T17:37:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:59:10Z | - |
dc.date.available | 2015-10-07T17:37:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kelli Cristina Alves da. Os saberes docentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/128258 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128258 | - |
dc.description.abstract | A formação inicial de professores tem sido discutida na literatura, abordando questões e aspectos que possibilitam refletir sobre os elementos julgados imprescindíveis na preparação docente. Neste processo questiona-se a missão da Universidade como lugar de formação, as pesquisas que relatam que os estudantes tendem a passar pela Universidade sem mudarem as suas crenças de quando eram alunos vinculados a questão do ser professor. Estes estudantes/alunos tendem a valorizar, na maioria das vezes, os saberes da experiência vinculados a dimensão afetiva não os re-significando com relação ao conhecimento adquirido na formação universitária. Portanto, emerge dessa constatação um problema no qual se tem um discurso e uma prática com relação à construção da identidade desse professor e os saberes que fundamentam esse processo identitário. De forma que este trabalho procurou identificar os saberes docentes propostos para a formação dos professores do curso de Pedagogia da UNESP - Campus Rio Claro, apontando o lugar que estes ocupam e considerando que os estudantes tendem a valorizar as suas experiências enquanto alunos (crenças). Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como técnicas a fonte documental e a análise de conteúdo. Através da análise do Projeto Político Pedagógico observou-se que a formação tem a docência como base da identidade desse professor e que os fundamentos educacionais e didáticos percorrem uma proposta de perspectiva disciplinar. Porém, as disciplinas que fundamentam a prática de ensino e a prática do ensino são pouquissimas, revelando uma lacuna desse processo. Porém, lacuna maior é o conjunto das disciplinas de estágio serem de 315 horas e não de 400 horas como o é nas demais licenciaturas. Neste contexto, para além das contribuições que o curso em si possa apresentar não se revela uma mentalidade de que a formação de professores necessite ser mais... | pt |
dc.format.extent | 53 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Pratica de ensino | pt |
dc.subject | Experiencia | pt |
dc.subject | Ensino - Curriculos | pt |
dc.subject | Curriculos - Avaliação | pt |
dc.title | Os saberes docentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851029.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851029 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.