You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/129440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDascanio, Denise-
dc.contributor.authorDel Prette, Almir-
dc.contributor.authorBarham, Elizabeth Joan-
dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim-
dc.contributor.authorFontaine, Anne Marie Germainy Victorine-
dc.contributor.authorDel Prette, Zilda Aparecida Pereira-
dc.date.accessioned2015-10-21T21:06:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:09:11Z-
dc.date.available2015-10-21T21:06:17Z-
dc.date.available2016-10-25T21:09:11Z-
dc.date.issued2015-01-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100166&lng=pt&nrm=iso&tlng=en-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre-RS: Universidade Federal do Rio Grande Sul, v. 28, n. 1, p. 166-176, 2015.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/129440-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/129440-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo verificar a relação entre diferentes níveis de plumbemia e o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças e adolescentes. Participaram 155 crianças e adolescentes, com idade média de 13,10 anos, pertencentes a três grupos: alta plumbemia (superior a 10μg/dl), baixa plumbemia (inferior a 5μg/dl) e que viviam em ambiente similar, mas livre da contaminação por chumbo (grupo de comparação). Foram utilizados os instrumentos SSRS-BR e o IHSA-Del-Prette, respondidos pelos participantes e seus professores. Identificou-se comprometimento no repertório comportamental, acadêmico e social, associado ao nível de plumbemia. Esses resultados evidenciam os riscos associados à exposição ao chumbo. São discutidas explicações para alguns resultados contraditórios, levantando-se hipóteses e questões para novos estudos.pt
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the relationship between varying levels of lead poisoning and social skills repertoire, frequency of behavior problems and academic competence in children and adolescents. Participants were 155 children and adolescents, with an average age of 13.10 years, who belonged to three groups: high blood lead levels (over 10μg/dl), low blood lead levels (less 5μg/dl) and children who lived in a similar, but lead-free environment (comparison group). We used the Social Skills Rating System - Brazilian version (SSRS-BR) and the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA-Del-Prette) which were answered by the children and their teachers. Impairment in children’s behavioral, academic and social repertoire was associated with blood lead levels. These results show the risks associated to lead exposure. Explanations are discussed for some contradictory results, rising hypotheses and questions for further studies.en
dc.format.extent166-176-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS)-
dc.sourceWeb of Science-
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectProblemas de comportamentopt
dc.subjectCompetência acadêmicapt
dc.subjectPlumbemiapt
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectBehavior problemsen
dc.subjectAcademic competenceen
dc.subjectLead poisoningen
dc.titleHabilidades sociais, competência acadêmica e problemas de comportamento em crianças com diferentes níveis de plumbemiapt
dc.title.alternativeSocial skills, academic competence and behavior problems in children with different blood lead levelsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniv Porto-
dc.description.affiliationUniversidade Paulista (UNIP), Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniv Estadual Paulista, Bauru, SP, Brazil-
dc.description.affiliationUniv Porto, P-4100 Oporto, Portugal-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528118-
dc.identifier.scieloS0102-79722015000100166-
dc.identifier.wosWOS:000349649200018-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722015000100166.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexao e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.