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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/130320
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dc.contributor.authorPio, Danielle Abdel Massih-
dc.contributor.authorOliveira, Mônica Martins de-
dc.date.accessioned2015-11-03T18:23:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:20:53Z-
dc.date.available2015-11-03T18:23:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:20:53Z-
dc.date.issued2014-01-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=en-
dc.identifier.citationSaúde e Sociedade. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, v. 23, n. 1, p. 313-324, 2014.-
dc.identifier.issn0104-1290-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/130320-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/130320-
dc.description.abstractCare practices have raised some questions concerning the attention given to women, specifically when it comes to issues of extreme importance in Public Health's approach of pre-natal care. The present study intends to discuss the scope and challenges of the integral care in maternal health, taking into consideration the experiences of one of the authors in the health scenarios from both Brazil and Portugal. A comparative analysis was conducted on the format of the pre-natal classes offered to groups of pregnant women, a frequent practice of Primary Care in both countries. The method of participant observation of two groups of pregnant women, one in each country was used. The organization of each group is presented and evaluated regarding its methodological and practical settings. The analysis of the experiences indicates that both groups can be considered as informative or educative, since the chosen methodology and structure was formed by lectures with predefined themes; there was reduced reflection and empowerment possibilities, due to the fragmented presentation form, and this could also mean diminished reflection on the changes of the feminine role. It is thus concluded that the need for offering care for women in different periods of their lives should include a continuous fight for an amplified and integral approach, with emphasis in the care network and in health promotion.en
dc.description.abstractA prática assistencial tem suscitado inquietações relacionadas ao cuidado dispensado às mulheres, com a atenção para questões que se revestem de extrema importância na Saúde Materna na Saúde Pública. Propõe-se disparar neste estudo a discussão sobre os alcances e desafios da integralidade do cuidado à saúde materna, a partir da experiência de uma das autoras em cenários de saúde do Brasil e Portugal. Será apresentada a análise comparada do formato de grupos de gestantes enquanto estratégia frequente, principalmente na Atenção Primária dos dois países. Para isso, foi utilizada a observação participante de dois grupos de gestantes, um em cada país. A organização dos grupos foi apresentada e analisada em suas configurações metodológicas e práticas. A análise das experiências indica que os dois grupos podem ser considerados informativos ou educativos, com metodologia e estruturação sob a forma de palestras com temas pré-definidos, com reduzida possibilidade de reflexão e empoderamento, devido à forma fragmentada de apresentação, o que pode também denotar diminuída reflexão acerca das mudanças no papel feminino. Conclui-se que a necessidade do cuidado às mulheres, em distintos momentos de suas vidas, pressupõe a contínua luta por uma abordagem ampliada e integral, enfatizando a rede de cuidados e o enfoque na promoção de saúde.pt
dc.format.extent313-324-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública-
dc.sourceWeb of Science-
dc.subjectMaternal healthen
dc.subjectExpanded clinicen
dc.subjectPrimary careen
dc.subjectBrazilen
dc.subjectPortugalen
dc.subjectSaúde da mulherpt
dc.subjectClínica ampliadapt
dc.subjectAtenção primáriapt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectPortugalpt
dc.titleEducação em saúde para atenção à gestante: paralelo de experiências entre Brasil e Portugalpt
dc.title.alternativeHealth education in pre-natal care: a parallel of experiences between Brazil and Portugalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Marília BR-17514000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília BR-17514000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Campinas BR-13041317, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Marília BR-17514000, SP, Brasil-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902014000100025-
dc.identifier.scieloS0104-12902014000100313-
dc.identifier.wosWOS:000340328100027-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-12902014000100313.pdf-
dc.relation.ispartofSaúde e Sociedade-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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