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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/130399
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dc.contributor.authorRocha, Juliana Ferreira da-
dc.contributor.authorCarrara, Kester-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:21:04Z-
dc.date.available2014-05-20T15:17:00Z-
dc.date.available2016-10-25T21:21:04Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en-
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011.-
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/130399-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/130399-
dc.description.abstractEste estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças.pt
dc.description.abstractEste estudio se basa en el supuesto de que los profesores constituyen importantes modelos y funcionan como ambiente social relevante para la emisión de comportamientos de sus alumnos. Bajo esta perspectiva, se evaluó el efecto de un programa instructivo desarrollado con dos profesoras de enseñanza básica sobre la adquisición, por parte de sus alumnos, de repertorios fundamentales para el desarrollo de relaciones interpersonales coherentes con el ejercicio de ciudadanía. El programa consistió en la presentación de comportamientos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo y pedir cambio de comportamiento, que buscaban instruir las profesoras para la aplicación de habilidades requeridas en áreas de funcionamiento socio-afectivo coherentes con comportamientos pro-éticos y pro-sociales de sus alumnos. Los efectos del procedimiento de capacitación se verificaron a partir de las evaluaciones de rendimiento de los alumnos antes y después de la etapa de intervención. Los resultados obtenidos sugieren que la intervención con las profesoras fue efectiva en el desarrollo de repertorio de comportamientos pro-éticos de los niños.es
dc.description.abstractIn this work we argue that teachers are important and relevant standards that may influence on their students behavior. In this sense, we evaluate a teaching program, developed with Elementary school teachers. We observe the purchase by students of important fundamental repertoire to the development of interpersonal relation according to the citizenship practice. The program was made by a presenting skilful social behavior such as, praising, giving positive feedback, asking a behavior's change that aimed to teach teachers how to apply the desired skills on affective social work., according to pro-ethical and pro-social behaviou with their students. The students' procedures were verified before and after the intervention's stage. The results suggest that the interaction with teachers were effective on the childen's pro-ethics repertoire.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent221-230-
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectCiudadaníaes
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectHabilidades socialeses
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectSocial skillsen
dc.titleFormação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-alunopt
dc.title.alternativeFormación ética para la ciudadanía: reorganizando contingencias en la interacción profesor-alumnoes
dc.title.alternativeEthical development to the citizenship: reorganizing contingencies in interaction teacher-studenten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista curso de Formação de Psicólogos-
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista curso de Formação de Psicólogos-
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200004-
dc.identifier.scieloS1413-85572011000200004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-85572011000200004.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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