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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/130587
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Aila Narene Dahwache Criado-
dc.contributor.authorDeliberato, Débora-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:21:32Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:32Z-
dc.date.available2016-10-25T21:21:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i3p263-273-
dc.identifier.citationRevista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 23, n. 3, p. 263-273, 2013.-
dc.identifier.issn1415-9104-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/130587-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/130587-
dc.description.abstractA tecnologia assistiva favorece a participação do aluno com paralisia cerebral nas diferentes atividades do contexto escolar, pois possibilita que a criança atue de modo construtivo no seu processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi operacionalizar as etapas de confecção de recursos da tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da Educação Infantil. Para contemplar este objetivo geral foram estabelecidos os seguintes objetivos específi cos: caracterizar os alunos que participaram do estudo, os seus professores e o contexto escolar que estavam inseridos. O estudo foi realizado em escolas municipais de Educação Infantil, sendo que seus participantes foram dois alunos com paralisia cerebral e seus respectivos professores. A coleta de dados ocorreu por meio da atuação colaborativa entre o terapeuta ocupacional e o professor e foi dividida em cinco etapas: entender a situação, gerar ideias, escolher as alternativas viáveis, representar a ideia e construir o recurso de tecnologia assistiva. Os procedimentos foram registrados por meio de fi lmagem, diário contínuo, gravação das entrevistas e protocolo de registro, após a organização do material coletado foi realizada a triangulação dos dados e em sequência a análise de seu conteúdo. Foi possível concluir que para a prescrição e confecção do recurso de tecnologia assistiva é necessário à implementação de um programa de intervenção por meio da atuação do terapeuta ocupacional e do professor durante as atividades na sala de aula em que o aluno esta inserido.pt
dc.format.extent263-273-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectTerapia Ocuapcionalpt
dc.subjectTecnologia Assistivapt
dc.subjectParalisia Cerebralpt
dc.titleAtuação do Terapeuta Ocupacional no contexto escolar: o uso da tecnologia assistiva para o aluno com paralisia cerebral na educação infantilpt
dc.title.alternativeRole of occupational therapist in school context: the use of the assistive technology for students with cerebral palsy in early childhood educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.11606/issn.2238-6149.v23i3p263-273-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1415-9104-2012-23-03-263-273.pdf-
dc.relation.ispartofRevista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo-
dc.identifier.lattes5154063375333536-
dc.identifier.lattes2463479390437069-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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