You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorPereira, Adriana de Itacarambi-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:16Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:25Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPEREIRA, Adriana de Itacarambi. A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131750-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131750-
dc.description.abstractA Educação Física sofreu tentativas de mudanças desde surgimento até os dias de hoje, sobretudo no espaço escolar. Podemos observar esse fenômeno desde o final da década de 1980 onde surgiram inúmeras publicações de livros e artigos abordando tal tema, que iam contra uma Educação Física voltada para o militarismo e o tecnicista. Essas ideias atingiram o auge na década de 1990 e ainda estão fortemente presentes e marcadas por debates e defesas de ideias. Essas tentavam explicar o ser humano como um todo em seus diferentes aspectos - cognitivos, sociais, afetivos, motores e culturais, por meio do movimento, pois se sabe que a Educação Física é a área do conhecimento que estuda o se movimentar do ser humano e o diálogo que ele exerce com o mundo. Dessa forma esse trabalho busca analisar os conteúdos das questões do ENEM de 2009, 2010, 2011 e 2012 e identificar quais são as concepções que aparecem nas questões, de modo a compreender o que o Exame acredita ser considerado importante para o aluno aprender na educação física escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa usaremos como material as questões da prova do ENEM de 2009 a 2012 e realizaremos uma análise do conteúdo buscando assim descrever e interpretar o conteúdo das questões selecionadas. Entende - se que a análise do conteúdo baseia-se nas ações de comparação e de classificação textuais, ou seja, no entendimento de semelhanças e diferençaspt
dc.format.extent39 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil) 2009-2012pt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectProvas objetivas - Avaliaçãopt
dc.subjectAnálise documentáriapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.titleA educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853548.pdf-
dc.identifier.aleph000853548-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.