Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Darido, Suraya Cristina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Pereira, Adriana de Itacarambi | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:25Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:16Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:25Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Adriana de Itacarambi. A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131750 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131750 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física sofreu tentativas de mudanças desde surgimento até os dias de hoje, sobretudo no espaço escolar. Podemos observar esse fenômeno desde o final da década de 1980 onde surgiram inúmeras publicações de livros e artigos abordando tal tema, que iam contra uma Educação Física voltada para o militarismo e o tecnicista. Essas ideias atingiram o auge na década de 1990 e ainda estão fortemente presentes e marcadas por debates e defesas de ideias. Essas tentavam explicar o ser humano como um todo em seus diferentes aspectos - cognitivos, sociais, afetivos, motores e culturais, por meio do movimento, pois se sabe que a Educação Física é a área do conhecimento que estuda o se movimentar do ser humano e o diálogo que ele exerce com o mundo. Dessa forma esse trabalho busca analisar os conteúdos das questões do ENEM de 2009, 2010, 2011 e 2012 e identificar quais são as concepções que aparecem nas questões, de modo a compreender o que o Exame acredita ser considerado importante para o aluno aprender na educação física escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa usaremos como material as questões da prova do ENEM de 2009 a 2012 e realizaremos uma análise do conteúdo buscando assim descrever e interpretar o conteúdo das questões selecionadas. Entende - se que a análise do conteúdo baseia-se nas ações de comparação e de classificação textuais, ou seja, no entendimento de semelhanças e diferenças | pt |
dc.format.extent | 39 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) 2009-2012 | pt |
dc.subject | Educação fisica | pt |
dc.subject | Provas objetivas - Avaliação | pt |
dc.subject | Análise documentária | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.title | A educação física no ENEM: análise dos conteúdos das questões de educação física nas provas do ENEM de 2009-2012 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853548.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000853548 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.