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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.advisorCyrino, Marina [UNESP]-
dc.contributor.authorRoqui, Giovana Zappe Miranda-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:17Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131753-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131753-
dc.description.abstractA formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,...pt
dc.format.extent75 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEstagios supervisionadospt
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectReflexão (Filosofia)pt
dc.titleA formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf-
dc.identifier.aleph000853031-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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