Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131753
Registro de metadados completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Cyrino, Marina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Roqui, Giovana Zappe Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:17Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | ROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131753 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131753 | - |
dc.description.abstract | A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,... | pt |
dc.format.extent | 75 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Estagios supervisionados | pt |
dc.subject | Pensamento crítico | pt |
dc.subject | Reflexão (Filosofia) | pt |
dc.title | A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000853031 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
Não há nenhum arquivo associado com este item.
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.