You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.advisorCyrino, Marina [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Tassiane Gabriele de-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:17Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Tassiane Gabriele de. A iniciação à docência em professores de educação física: os portfólios e as possibilidades de construção da profissão. 2014. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131756-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131756-
dc.description.abstractNo Brasil não há uma tradição de programas de iniciação à docência, mas é sabido que tais programas auxiliam na imersão e consolidação do profissional professor, que na fase inicial da carreira, apresenta necessidades específicas. Dessa forma este estudo se propõe a desvelar como um grupo de iniciação à docência (PIBID - área de Educação Física) tem construído o seu percurso no âmbito do ensino, da introdução ao ensino, entendendo esta perspectiva também como um modelo de educação centrado na iniciação. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo central compreender a iniciação a docência no âmbito do projeto PIBID de educação física, buscando identificar os elementos que são apontados pelos estudantes como significativos nesse processo de aprendizagem. Especificamente se busca (a) averiguar os elementos que compõem a iniciação a docência dentro dos relatos dos estudantes; (b) identificar os elementos que são apontados pelos estudantes como significativos nesse processo de aprendizagem da docência e (c) analisar o sentido que estes estudantes atribuem para esta experiência na compreensão do ser professor. Opta-se metodologicamente pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, tendo como técnicas a fonte documental e a análise de conteúdo. Os documentos utilizados nesta pesquisa serão Relatórios de Experiência do 1º Semestre, documentos sobre a Contribuição do Projeto Interdisciplinar, Relatos de Experiência como Aluno da Educação Básica dentre outros produzidos por bolsistas do PIBID. Foram encontrados 3 eixos temáticos acerca dos resultados: Tornar-se professor: um processo e uma escolha, Iniciação à docência: Elementos que a compõem, ; PIBID e a aprendizagem da docência: contribuições e limites. Adicionamos ainda as sugestões, limites e críticas emitidas pelos bolsistas sobre o Programa. Realizamos a discussão destes eixos a partir de 5 pontos:...pt
dc.format.extent80 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores de educação fisicapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.titleA iniciação à docência em professores de educação física: os portfólios e as possibilidades de construção da profissãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853145.pdf-
dc.identifier.aleph000853145-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.