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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131761
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.advisorRufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]-
dc.contributor.authorCagliari, Mayara de Sena-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:18Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:18Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAGLIARI, Mayara de Sena. Análise da produção acadêmica no campo da educação física acerca do currículo do estado de São Paulo e suas implicações para a prática pedagógica. 2014. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131761-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131761-
dc.description.abstractVisando melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo elaborou em 2008 um documento para sistematizar um currículo único para todas as escolas dos níveis de ensino fundamental II e médio, sob sua jurisdição. Assim, objetiva-se com o presente estudo analisar tanto qualitativa quanto quantitativamente a produção acadêmicocientífica no campo da Educação Física acerca do Currículo do Estado de São Paulo, a fim de identificar as possíveis implicações para a prática pedagógica. Para isso, foram analisados artigos publicados em sete periódicos nacionais da área e um banco de teses e dissertações, tendo como recorte temporal o período de 2008 até 2014. A análise e discussão dos dados se deu, inicialmente, por apresentar os resultados referentes a cada um dos periódicos investigados para, em um segundo momento, compreender de forma qualitativa o panorama geral concernente à produção acadêmica na área da Educação Física sobre a temática do Currículo do Estado de São Paulo. Logo após, os artigos e as teses e dissertações foram organizados de acordo com a classificação de temas investigados proposta por Bracht et al. (2011). Assim, foi possível identificar as possíveis implicações da produção acadêmico-científica para a prática pedagógica, sob essa temática. Os resultados indicaram uma baixa quantidade de publicações pautadas no Currículo do Estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física. Do total de 593 artigos ou trabalhos monográficos que foram encontrados sobre Educação Física escolar, foram identificados apenas 16 baseados no Currículo do Estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física, valor correspondente a 2,69% do total encontrado sobre a temática de Educação Física escolar durante o período considerado para a pesquisa. Assim, conclui-se que como não é possível afirmar que tudo aquilo...pt
dc.format.extent32 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectPublicações cientificas - 2008-2014pt
dc.subjectEnsino - Curriculospt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectSão Paulo (Estado)pt
dc.titleAnálise da produção acadêmica no campo da educação física acerca do currículo do estado de São Paulo e suas implicações para a prática pedagógicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853243.pdf-
dc.identifier.aleph000853243-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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