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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131768
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Afonso Antônio [UNESP]-
dc.contributor.authorMendes, Luís Henrique Silva Martins-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:19Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:30Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMENDES, Luís Henrique Silva Martins. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131768-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131768-
dc.description.abstractA escola é uma instituição qual a competição esta instalada intrinsecamente, e esta pedagogia se tornou atualmente muito controversa, pois esta gera diversas dúvidas para sua prática bem aplicada, e acaba, portanto, sendo simplesmente negada por diversos educadores. O fato é que a competição, como elemento fundamental do esporte, e, por sua vez, caracterizado dentro da cultura corporal, a faz elemento fundamental a ser executado dentro das aulas de Educação Física. Esta que passou historicamente por diferentes visões e vertentes, desde o militarismo até a utilização dos PCNs como principal ferramenta norteadora das aulas, tem estas mudanças temporalmente abruptas contribuintes para com a polarização veemente de opiniões acerca da competição esportiva na escola. O que acontece atualmente, seja por falta de preparo do professor, estudos sobre o assunto ou mesmo sobre essa constante negatória competitiva, faz com que ela seja erroneamente utilizada dentro das aulas de Educação Física e, uma ferramenta como esta, mal utilizada, acaba meramente espelhando os desportos perfomances de alto nível, onde se tem a vitória como principal foco ativo, o que acaba levando à exclusão de certos alunos menos habilidosos. Temos então de estudar esta potente ferramenta pedagógica que é a competição esportiva escolar, para que possamos utilizá-la de maneira correta, focando o processo educativo qual empreende esta competição e o desporto, se pautando em objetivos claros para que seja possível se obter uma competição com faces educativas fortes. Seria muito cômodo para nós educadores simplesmente ignorar esta face competitiva inerente à escola, inviabilizando, por conseguinte, um elemento rico e vasto de conteúdos e pedagogias em nossa área. Temos então de aceitar essa competição como um desafio, onde se estudam formas para recriá-la da melhor maneira pedagógica possível, se maximizando os efeitos benéficos desta...pt
dc.format.extent50 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCompetição (Esporte)pt
dc.subjectPsicologia educacionalpt
dc.subjectEducação fisica - História - Brasilpt
dc.subjectEsportes e educaçãopt
dc.titleAspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853321.pdf-
dc.identifier.aleph000853321-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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