Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131794
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:22Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131794 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131794 | - |
dc.description.abstract | A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social | pt |
dc.format.extent | 63 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Gabriel, o Pensador, 1974- | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Capitalismo | pt |
dc.subject | Critica | pt |
dc.subject | Musica - Analise, apreciação | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt |
dc.subject | Análise documentária | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.title | O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000853499 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.