Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Frasson, Letícia Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:23Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:23Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FRASSON, Letícia Aparecida. Ofício de aluno: o processo de socialização primária e a construção de uma identidade. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131797 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131797 | - |
dc.description.abstract | Na última década dos anos 90, alguns estudos acadêmicos voltaram-se para a questão de se valorizar as investigações sobre o saber docente, o saber pedagógico e a prática pedagógica. Dentre os inúmeros temas abordados, o papel do aluno frente à escola, foi o que chamou nossa atenção. Com base nisso, estuda-se sobre o habitus do aluno, sobre seu papel enquanto ator social, sobre sua identidade de aluno, sobre seu ofício de aluno, entre outros. No âmbito desse processo e com base nas vivências da pesquisadora este estudo buscou como objetivo geral compreender o papel da socialização primária na constituição do ofício de aluno e na construção de sua identidade. Especificamente: (1) Levantar dados sobre o papel da socialização primária na construção da identidade de aluno e; (2) Identificar em estudantes do ensino fundamental como eles constituíram o seu ofício do aluno. Nosso trabalho se baseou em uma pesquisa de natureza qualitativa. Contou com 7 participantes, todos eles alunos de uma escola pública do munícipio de Rio Claro. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Na disposição dos resultados optou-se pela divisão em três eixos: (1) Infância, (2) Escola e (3) Ofício de aluno. Já para análise do conteúdo, a discussão, separou-se em dois eixos temáticos: o primeiro sobre a socialização primária na construção da identidade de aluno e o segundo sobre a construção do ofício de aluno. Com isso, pudemos concluir que o ofício de aluno é de ordem: temporal, social, plural, heterogêneo, personalizado, situado, biográfico e estrutural. E que papel que o aluno desenvolve na escola é influenciado pela socialização primária (família e escola) à qual o mesmo foi submetido. Porém, deixamos aqui uma contribuição singular, visando que futuros projetos possam ser desenvolvidos de forma a ampliar o entendimento desse tema | pt |
dc.format.extent | 39 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Identidade social | pt |
dc.subject | Socialização | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Alunos | pt |
dc.title | Ofício de aluno: o processo de socialização primária e a construção de uma identidade | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853428.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000853428 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.