You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]-
dc.contributor.authorBoscolo, Ana Laura-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:24Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:42Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBOSCOLO, Ana Laura. Ensino de física e energia: estudo de possibilidades didáticas na educação básica. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131810-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131810-
dc.description.abstractThis monograph has the inspiring theme of the Energy education, concept of extreme importance to physics, but that is rarely addressed in Brazilian schools. We bring a discussion of the problems faced in teaching this subject and present this analysis of how this issue is addressed in some textbooks that are part of the material available to students of basic education in our country. We also discuss a didactic proposal to the Physics Teaching using for this experiment. The proposal considers the student protagonist of the learning process being the builder of his own knowledge. For this proposal selected three experiments (solar plate, looping and looping coffee cups) analyzed from the point of view of energy that have the intention to leave this clearer content and close to the students. Here is the end of this work the application of the examination of this proposal in a public school in full-time education in the municipality of Rio Claro - SPen
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema inspirador o ensino de Energia, conceito de extrema importância para a Física, mas que é pouco abordado nas escolas brasileiras. Trazemos uma discussão acerca das problemáticas enfrentadas no ensino deste tema e apresentamos a este uma análise de como este tema é abordado em alguns livros didáticos que fazem parte do material disponível a alunos da Educação Básica de nosso país. Discutimos também uma proposta didática destinada ao Ensino de Física utilizando para isto experimentos. A proposta deste trabalho considera o aluno como protagonista do processo de aprendizagem sendo o construtor de seu próprio conhecimento. Para esta proposta selecionamos três experimentos (placa solar, looping e looping de copinhos de café) analisados sob o ponto de vista de energia que possuem o intuito de deixar este conteúdo mais claro e próximo dos alunos. Apresentamos ao final deste trabalho a análise da aplicação desta proposta em uma escola pública de ensino de tempo integral localizada no município de Rio Claro - SPpt
dc.format.extent61 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnergiapt
dc.subjectFisica - Experiênciaspt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectFisica - Estudo e ensino - Históriapt
dc.titleEnsino de física e energia: estudo de possibilidades didáticas na educação básicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-22/000852611.pdf-
dc.identifier.aleph000852611-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.