Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Camila Maria Appolinário da | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:26Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Maria Appolinário da. A formação lúdica e o cotidiano escolar. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131826 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131826 | - |
dc.description.abstract | Com a globalização, a sociedade ainda não deixou de privilegiar o saber em detrimento de outras ações, a competição está cada vez mais sendo valorizada, seguindo os moldes do capitalismo e essas questões estão acima da importância da formação humana fazendo com que o lúdico seja desvalorizado. Este pensamento tem entrado nas séries iniciais, fazendo com que cada vez mais os alunos se afastem do brincar e dediquem-se aos conteúdos. Esta situação torna-se ainda mais agravante quando pensamos que os professores muitas vezes não tem em sua formação saberes que contemplem tal ato, fazendo com que eles tenham uma visão pejorativa sobre o brincar, tendo até medo de utilizá-lo nas salas de aula ou já estabelecendo no início do primeiro ano que o interesse maior neste momento não é mais o brincar e sim a leitura e a escrita. Diante do exposto, pretendemos entender como o brincar está presente na vida escolar de crianças do 1º ano do Ciclo 1 e qual a importância do brincar para a sua formação humana. O estudo foi embasado teoricamente em autores que trabalham com a questão do brincar. Aplicou-se questionários com graduandos em Licenciatura Plena em Pedagogia e com professores que lecionavam no primeiro ano do Ciclo I em escolas da Rede Municipal de Rio Claro. Pesquisou-se 03 escolas participando de aulas durante três dias, observando suas práticas na questão do brincar | pt |
dc.format.extent | 80 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Brincadeiras | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt |
dc.title | A formação lúdica e o cotidiano escolar | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851803.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851803 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.