You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Camila Maria Appolinário da-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:26Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:46Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Maria Appolinário da. A formação lúdica e o cotidiano escolar. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131826-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131826-
dc.description.abstractCom a globalização, a sociedade ainda não deixou de privilegiar o saber em detrimento de outras ações, a competição está cada vez mais sendo valorizada, seguindo os moldes do capitalismo e essas questões estão acima da importância da formação humana fazendo com que o lúdico seja desvalorizado. Este pensamento tem entrado nas séries iniciais, fazendo com que cada vez mais os alunos se afastem do brincar e dediquem-se aos conteúdos. Esta situação torna-se ainda mais agravante quando pensamos que os professores muitas vezes não tem em sua formação saberes que contemplem tal ato, fazendo com que eles tenham uma visão pejorativa sobre o brincar, tendo até medo de utilizá-lo nas salas de aula ou já estabelecendo no início do primeiro ano que o interesse maior neste momento não é mais o brincar e sim a leitura e a escrita. Diante do exposto, pretendemos entender como o brincar está presente na vida escolar de crianças do 1º ano do Ciclo 1 e qual a importância do brincar para a sua formação humana. O estudo foi embasado teoricamente em autores que trabalham com a questão do brincar. Aplicou-se questionários com graduandos em Licenciatura Plena em Pedagogia e com professores que lecionavam no primeiro ano do Ciclo I em escolas da Rede Municipal de Rio Claro. Pesquisou-se 03 escolas participando de aulas durante três dias, observando suas práticas na questão do brincarpt
dc.format.extent80 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectBrincadeiraspt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt
dc.titleA formação lúdica e o cotidiano escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851803.pdf-
dc.identifier.aleph000851803-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.