Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131827
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Santos, Edinéia Cristina dos | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:26Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131827 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131827 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluir | pt |
dc.format.extent | 49 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Geometria | pt |
dc.subject | Livros didáticos | pt |
dc.subject | Raciocínio | pt |
dc.subject | Cognição | pt |
dc.title | A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851754 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.