You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorTrindade, Fabiani Celena-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:27Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131829-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131829-
dc.description.abstractEste trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participantept
dc.format.extent52 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectSociabilidadept
dc.subjectMotivação (Psicologia)pt
dc.subjectConvivênciapt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectRendimento escolarpt
dc.subjectJuventudept
dc.titleA relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf-
dc.identifier.aleph000851740-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.