Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131829
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Trindade, Fabiani Celena | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:27Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Fabiani Celena. A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola. 2015. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131829 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131829 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho coloca em pauta os problemas de sociabilidade e convivência existentes dentro da escola em busca de algumas respostas e de uma compreensão mais aprofundada sobre os motivos pelos quais alguns alunos não se sentem acolhidos na instituição, o que os afasta da convivência social e reflete negativamente em sua aprendizagem, em sua trajetória social e em seu futuro desenvolvimento profissional. Partimos da hipótese de que o envolvimento de alunos em atividades culturais tais como cinema, música, literatura, teatro, visita a museus, etc., seja participando como ouvintes ou em oficinas, pode, através de suas várias formas, resgatar um convívio produtivo entre alunos e a instituição fazendo-os querer estar na escola, propiciando oportunidades de desenvolvimento a partir da aquisição de bens culturais, complementando a formação intelectual formal. O trabalho visa acompanhar uma turma do 6° ano de uma escola estadual de Rio Claro, participante do Projeto de Extensão Educação, Cultura e Inclusão Social e verificar os efeitos do acesso aos bens culturais no desempenho escolar, nas relações com seus pares, com seus professores e com a instituição. A pesquisa fundamentar-se-á teoricamente na Sociologia de Pierre Bourdieu e nos escritos de Juarez Dyrell sobre escola e cultura. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante | pt |
dc.format.extent | 52 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Sociabilidade | pt |
dc.subject | Motivação (Psicologia) | pt |
dc.subject | Convivência | pt |
dc.subject | Cultura | pt |
dc.subject | Rendimento escolar | pt |
dc.subject | Juventude | pt |
dc.title | A relação aluno e a escola: a cultura como resgate do prazer de estar na escola | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851740.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851740 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.