You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Daniele Gonçalves da-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:27Z-
dc.date.available2015-12-10T14:07:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Gonçalves da. Charges: um olhar estereotipado dos professores. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131830-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131830-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, intitulado Charges um olhar estereotipado dos professores, é o resultado de um interesse sobre esse tipo de arte gráfica desde a adolescência atrelada à curiosidade sobre a imagem construída historicamente sobre os professores e sobre sua vida profissional. Este trabalho tem por objetivo analisar os estereótipos que são atribuídos aos professores nas charges procurando observar características de gênero, de vestuário e de caráter psicológico. Para atingir esse objetivo, teve-se o intuito de utilizar como material de pesquisa as charges do autor italiano Francesco Tonucci que publicou mais de mil charges na Itália e na Espanha. Esse autor procura abordar em seus desenhos temas que mostram a educação formal e informal em seu país, criticando à forma como a educação é tratada, essas realidades se encaixam com a do Brasil em muitos aspectos, e são estes aspectos que forneceram dados para analise. Para desenvolver essa pesquisa se utilizara a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de pesquisa documental e bibliográfica. Neste trabalho foram observados os estereótipos atribuídos aos professores e discutiu-se que imagem é transmitida desse profissional por esse suporte de leitura tão popular. Para aprofundar a questão dos estereótipos se realizou leituras de artigos que abordaram a questão dos estereótipos no contexto educacional, além de fontes que forneceram explicações sobre o fundamento histórico que deram razões para que esses estereótipos acontecessem. Quanto às charges se realizou um breve apanhado histórico de como esse tipo de arte gráfica surgiu e porque faz tanto sucesso nos meios de comunicaçãopt
dc.format.extent78 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTonucci, Francesco, 1940pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDesenhopt
dc.subjectEsteriotipo (Psicologia)pt
dc.subjectImagem (Psicologia)pt
dc.titleCharges: um olhar estereotipado dos professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851762.pdf-
dc.identifier.aleph000851762-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.