Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniele Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-10T14:07:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:24:27Z | - |
dc.date.available | 2015-12-10T14:07:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele Gonçalves da. Charges: um olhar estereotipado dos professores. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/131830 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131830 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado Charges um olhar estereotipado dos professores, é o resultado de um interesse sobre esse tipo de arte gráfica desde a adolescência atrelada à curiosidade sobre a imagem construída historicamente sobre os professores e sobre sua vida profissional. Este trabalho tem por objetivo analisar os estereótipos que são atribuídos aos professores nas charges procurando observar características de gênero, de vestuário e de caráter psicológico. Para atingir esse objetivo, teve-se o intuito de utilizar como material de pesquisa as charges do autor italiano Francesco Tonucci que publicou mais de mil charges na Itália e na Espanha. Esse autor procura abordar em seus desenhos temas que mostram a educação formal e informal em seu país, criticando à forma como a educação é tratada, essas realidades se encaixam com a do Brasil em muitos aspectos, e são estes aspectos que forneceram dados para analise. Para desenvolver essa pesquisa se utilizara a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de pesquisa documental e bibliográfica. Neste trabalho foram observados os estereótipos atribuídos aos professores e discutiu-se que imagem é transmitida desse profissional por esse suporte de leitura tão popular. Para aprofundar a questão dos estereótipos se realizou leituras de artigos que abordaram a questão dos estereótipos no contexto educacional, além de fontes que forneceram explicações sobre o fundamento histórico que deram razões para que esses estereótipos acontecessem. Quanto às charges se realizou um breve apanhado histórico de como esse tipo de arte gráfica surgiu e porque faz tanto sucesso nos meios de comunicação | pt |
dc.format.extent | 78 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Tonucci, Francesco, 1940 | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Desenho | pt |
dc.subject | Esteriotipo (Psicologia) | pt |
dc.subject | Imagem (Psicologia) | pt |
dc.title | Charges: um olhar estereotipado dos professores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851762.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000851762 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.