You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Aparecida Doniseti Pires de [UNESP]-
dc.contributor.advisorBorgatto, Adriano Ferreti [UNESP]-
dc.contributor.authorRossi, Paola Rocchi-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:22:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:41Z-
dc.date.available2015-12-10T14:22:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:41Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.citationROSSI, Paola Rocchi. Construção de uma escala para avaliação da pro ciência em conteúdos matemáticos básicos. 2015. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131937-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131937-
dc.description.abstractThis article o ers an application of the Item Response Theory (IRT), more speci cally, of the one-dimensional logistic model of three parameters, for the construction of a scale to measure pro ciency in basic mathematical content. The items making up the evaluation tool were developed from a Reference Matrix based on matrices of the Basic Education and Evaluation System (SAEB). The topics include space and form, quantities and measures, number and functions involving algebra and functions. The calibration of parameters and estimation of pro ciencies were carried out using the Bayesian approach. The results showed that most of the proposed items enable evaluation of entrant pro ciency, nine of the thirty-two making up the test being classi ed as anchor items. However, new items need to be included so that the scale of skills can be better estimateden
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), mais especi camente do modelo logístico unidimensional de três parâmetros, para a construção de uma escala para medir pro ciência em conteúdos matemáticos básicos. Os itens que compõem o instrumento de avaliação foram elaborados a partir de uma Matriz de Refer ência construída com base nas matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os temas abordados incluem espaço e forma, grandezas e medidas, número e funções, envolvendo álgebra e funções. A calibração dos parâmetros e a estimação das pro ciências foram feitas utilizando abordagem bayesiana. Os resultados mostraram que a maioria dos itens propostos permite avaliar a pro ciência do ingressante, sendo nove entre os trinta e dois que compuseram a prova, classi cados como itens âncoras. No entanto, novos itens precisam ser incluídos para que em parte da escala as habilidades sejam melhor estimadaspt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent109 f. : il., tab.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectComputação - Matematicapt
dc.subjectEstatistica matematicapt
dc.subjectMatrizes (Matematica)pt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectTeoria bayesiana de decisão estatisticapt
dc.subjectComputer science - Mathematicspt
dc.titleConstrução de uma escala para avaliação da pro ciência em conteúdos matemáticos básicospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854440.pdf-
dc.identifier.aleph000854440-
dc.identifier.capes33004129046P9-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.