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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131983
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dc.contributor.advisorCyrino, Antonio de Pádua Pithon [UNESP]-
dc.contributor.authorMartins, Mariana Pavan-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:22:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:24:47Z-
dc.date.available2015-12-10T14:22:54Z-
dc.date.available2016-10-25T21:24:47Z-
dc.date.issued2015-08-15-
dc.identifier.citationMARTINS, Mariana Pavan. Estratégias pedagógicas no ensino da clínica ampliada na atenção primária à saude: percepções e vivências dos alunos de graduação médica. 2015. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131983-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/131983-
dc.description.abstractThe Medical School of Botucatu (FMB) - UNESP, since 2002, has participated in programs offered by the Ministries of Health and Education which aim to guide the formation of professionals in the health area. In 2003, FMB-UNESP implemented the program Interaction University-Service-Community - IUSC, in response to the Program of Curricular Changes (PROMED), allowing the broadening of experiences for the undergraduate students in the community. The discipline IUSC uses the experiences of students in the Primary Attention Health Service (PAHS) as teaching-learning strategy and is developed with students from the three first years of the medical school and first and second years of the nursing course (in the two first years all the activities are developed as inter professional education practice). The aim of this study was to evaluate and characterize three educational strategies used in the discipline IUSC III related to its theoretical and educational basis. Such strategies (supervised assistance for patients with frequent follow up, guided by expanded scripted anamnesis) aim the broadening of clinics and are oriented by the humanization and integrality of care. The participants were under graduate students of the third and sixth years of medical school. A questionnaire was used with the students of the third year (78 students, corresponding to 88.6% of the total group) and semi structured interviews were used with the students of the sixth year (six students). The quantitative data were analyzed by descriptive statistics and the qualitative data by the Thematic Content Analysis. The students evaluated that such strategies contributed to the acquisition and/or the development of clinical competences being several of them related to the comprehension of health and the problems in a broadening perspective and the development of skills related to communication (including the relation student-patient and a qualified hearing). From the ...en
dc.description.abstractA Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) - UNESP vem, desde 2002, participando de programas dos Ministérios da Saúde e Educação que buscam reorientar a formação dos profissionais de saúde. Em 2003, a FMB-UNESP implantou o programa de Interação Universidade-Serviço-Comunidade - IUSC, em resposta ao Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares (PROMED), permitindo a ampliação da vivência dos graduandos junto à comunidade. A disciplina IUSC adota, como estratégia de ensino-aprendizagem, a vivência do aluno na Atenção Primária à Saúde (APS), e envolve os alunos dos três primeiros anos da graduação médica e os alunos do 1º e 2º anos de graduação em enfermagem (nos dois primeiros anos, todas as atividades são desenvolvidas como prática de educação interprofissional). Objetivou-se analisar e caracterizar três estratégias pedagógicas adotadas na disciplina IUSC III quanto às suas bases teóricas e pedagógicas. Tais estratégias (atendimento supervisionado de pacientes, com retornos frequentes e orientados por roteiro de anamnese ampliada) visam a ampliação da clínica e são orientadas pelos princípios da humanização e integralidade do cuidado. Os participantes foram alunos do 3o e 6o anos médico. Foi aplicado um questionário aos alunos do 3o ano (78 alunos, que correspondia a 88,6% do total) e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos do 6o ano (seis alunos). Os dados quantitativos foram trabalhados por meio de estatística descritiva, e os qualitativos por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo. Os alunos avaliaram que tais estratégias contribuíram para a aquisição e/ou desenvolvimento de competências clínicas, e muitas delas estavam relacionadas à compreensão da saúde e dos problemas a partir de uma perspectiva ampliada e ao desenvolvimento de habilidades relacionais e de comunicação (incluindo a relação aluno-paciente e escuta qualificada). Para parte dos...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent156 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEstudantes de medicinapt
dc.subjectCuidados primários de saúdept
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectIntegralidade em saúdept
dc.subjectHumanização na saúdept
dc.subjectIntegrality in Healthpt
dc.subjectMedical studentspt
dc.titleEstratégias pedagógicas no ensino da clínica ampliada na atenção primária à saude: percepções e vivências dos alunos de graduação médicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000853919.pdf-
dc.identifier.aleph000853919-
dc.identifier.capes33004064078P9-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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