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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132199
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dc.contributor.advisorRapucci, Cleide Antonia [UNESP]-
dc.contributor.authorRodrigues, Talita Annunciato-
dc.date.accessioned2015-12-10T14:24:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:25:16Z-
dc.date.available2015-12-10T14:24:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:25:16Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Talita Annunciato. Identidades em movimento: a representação feminina e as relações de gênero na obra de Angela Carter. 2015. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132199-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132199-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the representation of women and gender relations in the work of British writer Angela Carter (1940 - 1992). Turning to various literary forms such as myths, fairy tales and science fiction, Carter proposes the questioning of images and stories in our society which form the basis of our culture and the relationship between men and women. One can observe in her narratives a proposal for a revaluation of women's experiences, problematized through the characters' journey within the universe in which they are confined. In Carter's novels, the characters are placed in roles that they had to take, either freely or imposed by other characters, and the identity is exposed as performance, or a series of roles or appearances. Therefore, we defend the thesis that, by denying a fixed identity for her characters, the author proposes a constant process of building themselves, questioning notions such as essentialism and the values imposed by the patriarchal model of society. In this sense, we consider that female identity and gender relations are constantly questioned and ressignified in Angela Carter's novels. For this purpose, we take as theoretical basis feminist criticism and gender studies, which present themselves as ways to reflect on human condition in the literary text, questioning the constructions of femininity and masculinity present in the social strata. Initially, this paper presents a brief investigation into Carter's life and work and her relationship with the creative process as a way to understand the dialogue between the author's critical attitude and her fiction. After situating her writing in the context of contemporary female authors, we explore how female representation is developed in Carter's novels in general, passing then to a further analysis comparing two of her narratives: Heroes and Villains (1969) e The Passion of New Eve (1977)en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a representação feminina e as relações de gênero na obra da escritora inglesa Angela Carter (1940 - 1992). Voltando-se para diversas formas literárias como mitos, contos de fadas e ficção científica, Carter propõe o questionamento de imagens e histórias presentes em nossa sociedade que formam a base de nossa cultura e da relação entre homens e mulheres. Pode-se observar em suas narrativas uma proposta de reavaliação das experiências femininas, problematizada por meio da trajetória das personagens dentro do universo no qual estão circunscritas. Nos romances de Carter, as personagens são colocadas em papéis que tiveram que assumir, seja de forma livre ou imposta por outras personagens, e a identidade é desmascarada como performance, ou seja, uma série de papéis ou aparências. Assim, defendemos a tese de que, ao negar uma identidade fixa para suas personagens, a autora propõe um constante processo de construção de si, colocando em questão noções como o essencialismo e os valores impostos pelo modelo de sociedade patriarcal. Nesse sentido, consideramos que a identidade feminina e as relações de gêneros são constantemente questionadas e ressignificadas nos romances de Angela Carter. Para tanto, tomamos como base teórica a crítica feminista e os estudos de gênero, vias que se apresentam como formas de se refletir sobre a condição humana no texto literário, na medida em que tornam possível o questionamento das construções sobre feminilidades e masculinidades presentes no extrato social. Inicialmente, apresentamos uma breve investigação sobre a vida e obra de Carter e sua relação com o processo criativo como uma maneira de entender o diálogo entre a atitude crítica da autora e sua ficção. Após situar a escrita carteriana no contexto da literatura de autoria feminina, exploramos como a representação feminina e as...pt
dc.format.extent188 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCarter, Angela 1940pt
dc.subjectMulheres na literaturapt
dc.subjectCritica feministapt
dc.subjectLiteratura inglesapt
dc.subjectGêneros literáriospt
dc.subjectWomen in literaturept
dc.titleIdentidades em movimento: a representação feminina e as relações de gênero na obra de Angela Carterpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-10-2015/000851785.pdf-
dc.identifier.aleph000851785-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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