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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/13225
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dc.contributor.authorMacedo, Célia Sperandeo-
dc.contributor.authorAndreucci, Lívia Christina-
dc.contributor.authorMontelli, Terezinha de Cresci Braga-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:38:08Z-
dc.date.available2014-05-20T13:38:08Z-
dc.date.issued2004-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000500021-
dc.identifier.citationArquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 62, n. 3b, p. 852-857, 2004.-
dc.identifier.issn0004-282X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/13225-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar o resultado de intervenções psicopedagógicas no desempenho intelectual e em algumas funções cognitivas específicas em crianças provenientes de famílias de baixa renda, expostas a fatores pessoais e sociais adversos, como desnutrição, stress familiar, ambientes doméstico e de estimulação empobrecidos. Foram examinadas 63 crianças, alunas de escola, gratuita e em regime de semi-internato, que recebe crianças consideradas sob risco pessoal e social. Quarenta e três crianças receberam atividades que objetivam ativação cognitiva, durante período mínimo de 1 ano. Vinte crianças eram recém-admitidas. As técnicas da ativação escolhidas foram: método de aprendizagem ativa, com base em Piaget e método de ativação cognitiva para, através de exercícios psicomotores, desenvolver os pré-requisitos para aprendizagem e prevenção de dificuldades escolares, segundo Lambert. A avaliação das funções cognitivas mostrou: nível intelectual insatisfatório em 30% e médio ou superior em 70% e deficiências cognitivas específicas (noção do esquema corporal, percepção viso-motora, percepção de forma e perseveração) em 74%. Maior prevalência de crianças com inteligência superior (p < 0,05) associou-se a dois fatores: 1º: maior tempo de freqüência à escola (de 1 a 3 anos) e 2º: programas de ativação cognitiva. Não foram observadas diferenças entre os 2 grupos em relação à prevalência de alterações das funções cognitivas específicas examinadas. Os resultados demonstram que a recuperação de crianças com as dificuldades descritas é difícil. Exige investigação sistemática sobre os métodos psicopedagógicas selecionados e possivelmente, grande tempo de permanência da criança na escola, além de admissão mais precoce.pt
dc.description.abstractSixty-three school-age children of low socioeconomic status and exposed to adverse environmental factors (malnutrition, familiar distress and low familiar incomes) were submitted to neuropsychological tests to investigate possible cognitive impairments. Classical neuropsychological test battery was employed (Raven test, Bender Gestalt copy of complex figures, draw-a-man Goodenough test). Low intellectual level was found on 30% and 74% showed higher cognitive disorders (visuoperceptual skills and/or perseverations and/or global shapes perception and/or draw-a-man disturbances). These children attended to a school with semi-boarding regimen which receives children under personnel and social adverse factors. School program was enriched with learning activity program based on Piaget and psychomotor exercises based on Lambert for at least one year. They also had some other activities, as painting, singing, computer training, English and Spanish classes. Twenty children were newly accepted and 43 attended at school for one, two or three years. We found significant correlations (pchi0.05) between superior intellectual performances, bigger periods of attendance at school and methods for cognitive development. There was no association between other brain cognitive functions examined, the attendance to the teaching programs and the years of permanence at school.en
dc.format.extent852-857-
dc.language.isopor-
dc.publisherAcademia Brasileira de Neurologia (ABNEURO)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectdificuldades de aprendizagempt
dc.subjectdistúrbios cognitivospt
dc.subjectcrianças escolarespt
dc.subjectensino fundamentalpt
dc.subjectcondição socio-econômicapt
dc.subjectlearning disabilitiesen
dc.subjectcognitive disturbancesen
dc.subjectsocioeconomic statusen
dc.subjectteachingen
dc.subjectschool childrenen
dc.titleAlterações cognitivas em escolares de classe socio-econômica desfavorecida: resultados de intervenção psicopedagógicapt
dc.title.alternativeCognitive function evaluation in school-age children from economically impoverished community: results of enriched education programen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionCentro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional Aveiro-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Pediatria-
dc.description.affiliationCentro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional Aveiro-
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Neurologia e Psiquiatria-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Pediatria-
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Neurologia e Psiquiatria-
dc.identifier.doi10.1590/S0004-282X2004000500021-
dc.identifier.scieloS0004-282X2004000500021-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0004-282X2004000500021.pdf-
dc.relation.ispartofArquivos de Neuro-Psiquiatria-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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