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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132435
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bertagna, Regiane Helena [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Nakamura, Henrique Kendi | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-13T13:26:06Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:25:50Z | - |
dc.date.available | 2016-01-13T13:26:06Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:25:50Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | NAKAMURA, Henrique Kendi. A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas. 2015. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/132435 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132435 | - |
dc.description.abstract | A avaliação educacional pode ser compreendida como um campo da educação e, portanto, marcado por tensões, contradições, interesses, concepções de mundo, de homem, de sociedade e educação. Para alguns estudiosos desta temática, a avaliação transpõe as salas de aulas assumindo também uma posição central na organização e gestão do trabalho pedagógico e de políticas públicas para a educação, além de tornar-se um excelente instrumento de controle dos sujeitos que se encontram na tessitura do processo educativo. Este trabalho intentou traçar algumas percepções sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro, através da ótica dos alunos dos anos finais deste Curso. Nesse sentido, buscou-se desenvolver um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturada, objetivando identificar as principais concepções e práticas sobre a avaliação da aprendizagem no curso. Os relatos indicam que a prática avaliativa, na maioria dos casos, vem adquirindo fortemente uma função somativa e classificatória, centralizada na memorização e reprodução de informações, ocorrendo quase sempre de maneira externa ao aluno e focada nos resultados da aprendizagem (produto). Pode-se dizer que a nota tem servido ora para ocultar e manter as relações hierárquicas, ora para selecionar aqueles que vão gozar de um incentivo financeiro para o desenvolvimento de outras experiências acadêmicas, resguardando uma lógica meritocrática e seletiva. De modo geral, a prática avaliativa pouco tem contribuído para a (re)organização do trabalho pedagógico pelo professor e para a superação das dificuldades e incompreensões dos alunos. Ainda que, a maioria das vivências tenha adquirido emoções negativas, as experiências mais marcantes se residem naquelas em que o aluno teve maior envolvimento e... | pt |
dc.format.extent | 126 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Avaliação educacional | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Ciências da vida | pt |
dc.title | A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857197.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000857197 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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