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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132435
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dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]-
dc.contributor.authorNakamura, Henrique Kendi-
dc.date.accessioned2016-01-13T13:26:06Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:25:50Z-
dc.date.available2016-01-13T13:26:06Z-
dc.date.available2016-10-25T21:25:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNAKAMURA, Henrique Kendi. A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas. 2015. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132435-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132435-
dc.description.abstractA avaliação educacional pode ser compreendida como um campo da educação e, portanto, marcado por tensões, contradições, interesses, concepções de mundo, de homem, de sociedade e educação. Para alguns estudiosos desta temática, a avaliação transpõe as salas de aulas assumindo também uma posição central na organização e gestão do trabalho pedagógico e de políticas públicas para a educação, além de tornar-se um excelente instrumento de controle dos sujeitos que se encontram na tessitura do processo educativo. Este trabalho intentou traçar algumas percepções sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro, através da ótica dos alunos dos anos finais deste Curso. Nesse sentido, buscou-se desenvolver um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturada, objetivando identificar as principais concepções e práticas sobre a avaliação da aprendizagem no curso. Os relatos indicam que a prática avaliativa, na maioria dos casos, vem adquirindo fortemente uma função somativa e classificatória, centralizada na memorização e reprodução de informações, ocorrendo quase sempre de maneira externa ao aluno e focada nos resultados da aprendizagem (produto). Pode-se dizer que a nota tem servido ora para ocultar e manter as relações hierárquicas, ora para selecionar aqueles que vão gozar de um incentivo financeiro para o desenvolvimento de outras experiências acadêmicas, resguardando uma lógica meritocrática e seletiva. De modo geral, a prática avaliativa pouco tem contribuído para a (re)organização do trabalho pedagógico pelo professor e para a superação das dificuldades e incompreensões dos alunos. Ainda que, a maioria das vivências tenha adquirido emoções negativas, as experiências mais marcantes se residem naquelas em que o aluno teve maior envolvimento e...pt
dc.format.extent126 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectCiências da vidapt
dc.titleA percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857197.pdf-
dc.identifier.aleph000857197-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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