You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]-
dc.contributor.authorZavitoski, Pollyana-
dc.date.accessioned2016-01-13T13:27:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:26:27Z-
dc.date.available2016-01-13T13:27:46Z-
dc.date.available2016-10-25T21:26:27Z-
dc.date.issued2015-06-18-
dc.identifier.citationZAVITOSKI, Pollyana. Superdotação e criatividade: análise de dissertações e teses brasileiras. 2015. 64 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132727-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132727-
dc.description.abstractA theme currently much discussed in the educational field is special education in a inclusive education approach for students with giftedness. This study aims to broaden the understanding of giftedness, through the literature review and analysis of 12 studies available in the portal of Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Portal Capes with the descriptions: Creativity and giftedness and Creativity and High skills, aiming thereby to analyze the productions previously developed, since creativity is considered not only as an intellectual capacity above average, but also engaging in a task, and both factors may be related to giftedness. Analyzed research by categories defined by th author, and the data tabulated and analyzed descriptively. The study results showed that the first study that linked the above terms was carried out in 2005, with most research focusing on the south of the country and having, mostly teachers as audience. Renzulli stands out as the most widely used theoretical basis. It is considered important the work of the creativity of students with giftedness, as well as the full development of their potential, and invest in training teachers about the theme, aiming to demystify issues related to giftednessen
dc.description.abstractU, tema atualmente bastante discutido no âmbito educacional é a educação especial numa perspectiva da educação inclusiva para alunos com superdotação. Este estudo tem por objetivo ampliar a compreensão da superdotação bem como do desenvolvimento da criatividade dos alunos com superdotação, por meio da revisão bibliográfica e análises de 12 pesquisas disponíveis no Portal da Biblioteca Digital de Tees e Dissertações (BDTD) e no Portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal da Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal da Capes com os descritores: Criatividade e Superdotação e Criatividade e Altas habilidades, visando, assim, analisar as produções até então desenvolvidas, visto que criatividade é considerada não apenas como capacidade intelectual acima da média, mas também o envolvimento em uma tarefa, e ambos os fatores podem ser relacionados à superdotação. Analisou-se as pesquisas por meio de categorias definidas pela autora, sendo os dados tabulados e analisados de forma descritiva. O resultado do estudo demonstrou que o primeiro estudo que uniu os termos citados foi realizado em 2005, com a maioria das pesquisas concentrando-se na região sul do país e tendo, em sua maioria, professores como público-alvo. Renzulli destaca-se como o embasamento teórico mais utilizado. Considera-se relevante o trabalho da criatividade dos alunos com superdotação, bem como o desenvolvimento pleno de seus potenciais, além de investir na capacitação de professores acerca da temática, visando desmistificar questões relativas à superdotaçãopt
dc.format.extent64 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectSuperdotadospt
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectSpecial educationpt
dc.titleSuperdotação e criatividade: análise de dissertações e teses brasileiraspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-12-2015/000848865.pdf-
dc.identifier.aleph000848865-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.