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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Busetto, Áureo [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Encarnação, Paulo Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-13T13:27:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:26:34Z | - |
dc.date.available | 2016-01-13T13:27:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-17 | - |
dc.identifier.citation | ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo. Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal na imprensa : 1970/1985. 2015. 244 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/132783 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/132783 | - |
dc.description.abstract | This doctoral thesis historical-comparatively deals with and reflects about the significance of producing rock in Brazil and Portugal between 1970 and 1985, and the role played by the genre and its products into the cultural-political debate and confrontation, intermingled then by dichotomies such as national/foreign and alienated/politicized. The understanding and the possible plausible explanations of this historical framework allow us to know, understand and interpret some rock songs containing criticism of Brazilian as well as Portuguese social and political life, both marked at the time by dictatorships and democratization processes. Thus, this work seeks to know and understand how rock, in general, has historically been seen and defined by both rockers and different agents of the cultural field and the media. Also, it covers rockers and cultural and media agents' views and assessments on rock within a logic of marginality and in the light of stereotypes concerning the youth rebellion and violence - whether arising from the rocker universe or foisted to it by agents and social institutions and different policies. And it focus, on the one hand, how in Brazil and in Portugal rock and its agents have been positioned in the cultural-political debate that, among other issues, has attempted to define rock as domestic or foreign, and on the other, the ways in which Brazilian and Lusitanian rockers and songs integrated confrontations that sought to identify the rock as alienated or politicized; always bearing in mind the actions of various cultural agents and the media relating to such segments. Such path makes it possible to argue that the rock produced in Portuguese language in Brazil and in Portugal since the 1950s went through a process of nationalization that would culminate, from the 1970s and, with special emphasis in the first half of the 1980s, the so-called national rock, which... | en |
dc.description.abstract | Esta tese de doutoramento trata e reflete histórico-comparativamente sobre o significado de se produzir rock no Brasil e em Portugal entre 1970 e 1985, bem como sobre o papel desempenhado pelo gênero e seus produtos no interior do debate e embate cultural-político, então perpassados por dicotomias como nacional/estrangeiro e alienado/politizado. Quadro histórico, cuja compreensão e possíveis explicações plausíveis nos possibilitam conhecer, compreender e interpretar algumas canções roqueiras investidas de críticas à vida social e política tanto brasileira quanto portuguesa, ambas marcadas, à época, por ditaduras e processos de redemocratização. Assim, buscamos conhecer e compreender historicamente como o rock, de maneira geral, foi visto e definido tanto por roqueiros quanto por diversos agentes do campo cultural e da mídia. De igual modo, cuidamos das visões e apreciações que roqueiros, agentes culturais e midiáticos lançaram sobre o rock, dentro de uma lógica da marginalidade e à luz de estereótipos relativos à rebeldia juvenil e violência - fosse esta advinda do universo roqueiro, fosse impingida a ele por agentes e instituições sociais e políticas diversas. E enfocamos, de um lado, como no Brasil e em Portugal o rock e seus agentes se posicionaram no debate cultural-político que, entre outras questões, se ocupou com tentativas de definição do gênero como nacional ou estrangeiro, e, de outro, as maneiras com que roqueiros brasileiros e lusitanos e suas canções integraram embates que procuravam identificar o rock como alienado ou politizado; sempre sem perder de vista as ações de diversos agentes culturais e da mídia relativas a tais quadrantes. Tal caminho nos permite defender a tese de que o rock produzido em língua portuguesa, no Brasil e em Portugal, desde os anos 1950 passava por um processo de nacionalização que culminaria, a partir da década... | pt |
dc.format.extent | 244 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Rock - Brasil | pt |
dc.subject | Rock - Portugal | pt |
dc.subject | Imprensa | pt |
dc.subject | Politica e cultura | pt |
dc.subject | Musica e juventude | pt |
dc.subject | Politics and culture | pt |
dc.title | Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal na imprensa : 1970/1985 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-01-2016/000853651_20170717.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000853651 | - |
dc.identifier.capes | 33004048018P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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