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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133517
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Christine Men | - |
dc.contributor.author | Men, S. R. | - |
dc.contributor.author | Pavan, N. N. O | - |
dc.contributor.author | Pavan, Ângelo José | - |
dc.contributor.author | Gomes Filho, João Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-28T16:55:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:28:15Z | - |
dc.date.available | 2016-01-28T16:55:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:28:15Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.dentalpress.com.br/revista/home.php?id=279&cat=65#ban | - |
dc.identifier.citation | Dental Press Endodontics, v. 4, n. 2, p. 40-44, 2014. | - |
dc.identifier.issn | 2178-3713 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/133517 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133517 | - |
dc.description.abstract | Introdução: o trauma dentário na infância ocorre com grande frequência, em especial em ambientes escolares. Portanto, é importante que educadores e funcionários das escolas saibam o que fazer frente a essa fatalidade, pois, após sua ocorrência, a rapidez na intervenção do cirurgião-dentista é um dos fatores que determinará o prognóstico de sucesso no tratamento. Objetivo: o objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de professores de escolas públicas quanto ao tratamento emergencial em casos de traumatismo dentário. Métodos: quarenta professores de uma escola municipal e de uma creche foram entrevistados. O questionário abordava questões para identificação do perfil dos sujeitos, seu conhecimento acerca de primeiros socorros — incluindo traumas dentários —, qual tipo de traumatismo é mais frequente e quais são as condutas frente a esses traumatismos. Resultados: de um total de 40 entrevistados, 65% receberam treinamento de primeiros socorros, porém, apenas 52% receberam o treinamento do atendimento emergencial dos traumatismos dentários. Quarenta por cento já haviam presenciado casos de acidentes escolares envolvendo dentes, e a maioria dos entrevistados (55%) desconhecia a frequência com que isso ocorre. Um número significativo de pessoas tem dúvidas acerca da conduta correta a ser seguida quando da ocorrência de uma fratura coronária e da avulsão. Conclusão: conclui-se que o conhecimento dos professores sobre a conduta frente ao traumatismo dentário é inadequada. Programas educacionais, palestras explicativas e treinamentos devem ser realizados com esses profissionais, que são os primeiros a ter contato com casos de traumatismos dentários nas escolas. | pt |
dc.format.extent | 40-44 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Endodontia | pt |
dc.subject | Traumatismo dentário | pt |
dc.title | Nível de conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a conduta frente ao traumatismo dentário | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Aracatuba, Rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça, CEP 16015-050, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Aracatuba, Rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça, CEP 16015-050, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.relation.ispartof | Dental Press Endodontics | - |
dc.identifier.lattes | 5192720917324352 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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