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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Christine Men-
dc.contributor.authorMen, S. R.-
dc.contributor.authorPavan, N. N. O-
dc.contributor.authorPavan, Ângelo José-
dc.contributor.authorGomes Filho, João Eduardo-
dc.date.accessioned2016-01-28T16:55:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:28:15Z-
dc.date.available2016-01-28T16:55:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:28:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.dentalpress.com.br/revista/home.php?id=279&cat=65#ban-
dc.identifier.citationDental Press Endodontics, v. 4, n. 2, p. 40-44, 2014.-
dc.identifier.issn2178-3713-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/133517-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133517-
dc.description.abstractIntrodução: o trauma dentário na infância ocorre com grande frequência, em especial em ambientes escolares. Portanto, é importante que educadores e funcionários das escolas saibam o que fazer frente a essa fatalidade, pois, após sua ocorrência, a rapidez na intervenção do cirurgião-dentista é um dos fatores que determinará o prognóstico de sucesso no tratamento. Objetivo: o objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de professores de escolas públicas quanto ao tratamento emergencial em casos de traumatismo dentário. Métodos: quarenta professores de uma escola municipal e de uma creche foram entrevistados. O questionário abordava questões para identificação do perfil dos sujeitos, seu conhecimento acerca de primeiros socorros — incluindo traumas dentários —, qual tipo de traumatismo é mais frequente e quais são as condutas frente a esses traumatismos. Resultados: de um total de 40 entrevistados, 65% receberam treinamento de primeiros socorros, porém, apenas 52% receberam o treinamento do atendimento emergencial dos traumatismos dentários. Quarenta por cento já haviam presenciado casos de acidentes escolares envolvendo dentes, e a maioria dos entrevistados (55%) desconhecia a frequência com que isso ocorre. Um número significativo de pessoas tem dúvidas acerca da conduta correta a ser seguida quando da ocorrência de uma fratura coronária e da avulsão. Conclusão: conclui-se que o conhecimento dos professores sobre a conduta frente ao traumatismo dentário é inadequada. Programas educacionais, palestras explicativas e treinamentos devem ser realizados com esses profissionais, que são os primeiros a ter contato com casos de traumatismos dentários nas escolas.pt
dc.format.extent40-44-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEndodontiapt
dc.subjectTraumatismo dentáriopt
dc.titleNível de conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a conduta frente ao traumatismo dentáriopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Aracatuba, Rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça, CEP 16015-050, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Aracatuba, Rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça, CEP 16015-050, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofDental Press Endodontics-
dc.identifier.lattes5192720917324352-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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