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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133844
Título: 
Práticas educativas parentais: a deficiência auditiva pode fazer a diferença?
Título alternativo: 
Parental educational practices: can the hearing impairment make them different?
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
ISSN: 
1679-494X
Resumo: 
  • This study analyzed the influence of the hearing impairment (HI) of children in the way their mothers treat them (between 5 and 12 years old). Two studies were carried out to investigate the social - educational parental practices (SEPP) and parental styles. The first study observed the parental educational practices of mothers dealing with children with and without HI, and the second study tried to verify whether mothers acted different in these same practices when considering either children with HI or children without HI. The results have shown that HI seems to modify SEPP concerning expressing opinions, asking questions, (Study 1) and setting limits (Studies 1 and 2), as well as practices of negative monitoring (Study 1), moral behavior, inconsistent punishment, discipline absence, physical abuse and, also, Parental Styles (Study 2).
  • Este estudo analisou a influência da deficiência auditiva (DA) dos filhos na forma como mães lidam com eles (entre cinco e doze anos). Investigaram-se habilidades sociais educativas parentais (HSE-Ps) e estilos parentais, comparando-se em dois estudos: 1) práticas educativas parentais de mães ao lidarem com filhos com e sem DA e, 2) tais práticas, quando usadas junto a filhos com DA e junto a filhos sem DA. Os resultados mostraram que a DA parece alterar HSE-Ps como: expressar opiniões, fazer perguntas (Estudo 1) e estabelecer limites (Estudos 1 e 2), assim como práticas de monitoria negativa (Estudo 1), comportamento moral, punição inconsistente, disciplina relaxada, abuso físico e, inclusive, estilos parentais (Estudo 2).
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Pensando Famílias, v. 14, n. 1, p. 141-162, 2010.
Duração: 
141-162
Palavras-chaves: 
  • Hearing loss
  • Education
  • Social skills
  • Parental styles
  • Deficiência auditiva
  • Habilidades sociais educativas
  • Inventário de estilos parentais
  • Práticas parentais
Fonte: 
http://www.domusterapia.com.br/site/principal/revista_nivel3.asp?codConteudo=389
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/133844
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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