You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJorente, Maria José Vicentini [UNESP]-
dc.contributor.authorLemos, Joana Gusmão-
dc.date.accessioned2016-02-04T16:11:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:29:19Z-
dc.date.available2016-02-04T16:11:54Z-
dc.date.available2016-10-25T21:29:19Z-
dc.date.issued2016-01-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/133978-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133978-
dc.description.abstractEssa pesquisa trata do uso das tecnologias no desenvolver das relações com a Ciência. Busca responder à seguinte indagação: como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente a TV Digital interativa (TVDi), podem contribuir para a divulgação da informação e aproximação com a Ciência de modo mais horizontalizado e inclusivo? Partimos do pressuposto que um ambiente de produção de TVDi como o da TV Unesp é compatível à aplicação de metodologias de trabalho colaborativas bottom-up que fomentem a inclusão dos sujeitos interagentes não especializados. Defendemos que a TV Unesp seja um meio ímpar para o incremento da relação com a Ciência por suas possibilidades de produção de conteúdos com vistas a uma produção bottom-up. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi investigar a TVDi Unesp como meio privilegiado para promoção do acesso da sociedade ao conhecimento científico e sua contrapartida na construção do mesmo. Como objetivos específicos, buscamos identificar a partir da perspectiva Pós-custodial e da atual concepção da Economia Criativa direções para a criação do conhecimento e de sua relação com a sociedade; abordar a complexidade do conhecimento em rede e seus processos cognitivos instersemióticos no contexto das TIC para o trabalho com conteúdos da Ciência; apresentar metodologia colaborativa bottom-up de trabalho com vocabulário científico e pontos de possível convergência ao ambiente da TV Unesp; apresentar, no contexto da TV Digital no Brasil, a infraestrutura e metodologia de produção de conteúdos interativos da TV Unesp, com enfoque em divulgação científica; e apontar um direcionamento colaborativo e bottom-up para a TV Unesp voltado à popularização da Ciência no Brasil. Para cumprir tais objetivos, utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental e observação participante. Como resultado de nossa pesquisa, apontamos direcionamentos para a transposição da metodologia colaborativa bottom-up do projeto Jugando a definir la ciencia para a produção de conteúdos científicos interativos da TV Unesp, traduzindo uma proposta transdisciplinar de aproximação com a Ciência.pt
dc.description.abstractThis research addresses the use of new technologies in developing relations with Science. We seeks to respond to the following question: how can ICT, specifically the Interactive Digital TV (iDTV), contribute to the dissemination of information and approximation with Science in a more horizontal and inclusive way? We assume that an iDTV production environment as TV Unesp supports the application of bottom-up collaborative work methodologies that promote the inclusion of lay interacting subjects. We argue that TV Unesp is a unique means to increase the relationship with Science because of the possibilities of its content production viewing a bottomup production. In this sense, our overall aim is to investigate iDTV Unesp as a privileged means to promote society's access to scientific knowledge and its counterpart in its construction. As specific objectives, we seek to identify, from the Post-Custodial perspective and the current concept of Creative Economy, directions for knowledge construction and their relationship with society; to address the complexity of networked knowledge and their intersemiotic cognitive processes in the context of ICT to work with Science content; to present bottom-up collaborative work methodology with scientific vocabulary and points of possible convergence to TV Unesp environment; to present, in the context of digital TV in Brazil, infrastructure and interactive content production methodology of TV Unesp, with a focus on communication of science; and to point out a collaborative and bottom-up direction for TV Unesp, toward the popularization of Science in Brazil. To accomplish these goals, we use qualitative research methodology of descriptive and exploratory nature involving literature review, documentary research and participant observation. As results of our research, we point directions for the implementation of bottom-up methodology of the project Jugando a definir la ciencia to produce interactive scientific content of TV Unesp, reflecting proposal for a transdisciplinary approach with Science.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectTV Unesppt
dc.subjectComplexidadept
dc.subjectInformação e tecnologiapt
dc.subjectPopularização da ciênciapt
dc.subjectWeb colaborativapt
dc.subjectDesign da informaçãopt
dc.subjectTV Unespen
dc.subjectComplexityen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectPopularization of scienceen
dc.subjectInformation designen
dc.subjectCollaborative weben
dc.titlePerspectivas transdisciplinares de aproximação com a ciência sob o olhar da Ciência da Informação: uma metodologia bottom-up para a TV Unesppt
dc.title.alternativeTransdisciplinary perspectives to approach with science under Information Science view: a bottom-up methodology for Unesp TVen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/05494-4-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000863630pt
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.