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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134203
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dc.contributor.advisorMoimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Arinilson Moreira Chaves-
dc.date.accessioned2016-02-05T18:30:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:29:49Z-
dc.date.available2016-02-05T18:30:10Z-
dc.date.available2016-10-25T21:29:49Z-
dc.date.issued2015-11-23-
dc.identifier.citationLIMA, Arinilson Moreira Chaves. Avaliação e resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde. 2015. 67 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134203-
dc.description.abstractCommunity participation is an important tool for organizing actions and services of public health. The aim of this study was to determine the evaluation and the case-resolving capacity of dental care in the Unified Health System from the users' point of view, and their associations with humanization in care and access to oral health care, respectively. This research was part of a multi-centric study carried out in three municipalities in the midwest, southeast, and south of Brazil. It shows the results of the southeastern part of the larger project, carried out in Araçatuba, State of São Paulo. It was a cross-sectional survey-type research, with a quantitative approach, in which 461 users of the public dental service responded to individual interviews conducted in the health centers of the said municipality in São Paulo. Unified Health System users at or over the age 18, who agreed to participate in the study, and who, on the day of the interview, were undergoing or had completed dental treatment, were included. Users with special cognitive needs, and those who visited the said center for the first time were excluded. The questionnaire was adapted from the model used in the users' satisfaction survey of the National Health Service Evaluation Program, and from instruments of external evaluation of the Improvement Access and Quality National Program of Primary Health Care. For sample calculation, we used the prevalence of 50% for each possible condition in order to maximize the size of the sample. To the total found, 20% was added to leverage the effect of the study, reaching 461 individuals in the final sample. Chi-square and Fisher exact tests were used in bivariable analyses and Poisson regression, in the multivariable analysis. The dental care was positively evaluated by 90.4% of the participants. The negative evaluation of care was statistically...en
dc.description.abstractA participação da comunidade é um importante instrumento para a organização das ações e serviços públicos de saúde. O objetivo nesse estudo foi conhecer a avaliação e a resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde a partir da visão do usuário, e suas associações com humanização e acesso ao atendimento, respectivamente. Essa pesquisa fez parte de um projeto multicêntrico desenvolvido em três municípios brasileiros, nas regiões centro-oeste, sudeste, e sul. Nela são apresentados resultados da fração sudeste do projeto maior, executada em Araçatuba, estado de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa transversal tipo inquérito, com abordagem quantitativa, na qual 461 usuários do serviço público odontológico responderam a entrevistas individuais, realizadas nas unidades de saúde do referido município paulista. Foram incluídos usuários do Sistema Único de Saúde com idade mínima de 18 anos, que concordaram em participar da pesquisa, e que no dia da entrevista encontravam-se em tratamento odontológico ou o haviam concluído. Foram excluídos os portadores de necessidades especiais cognitivas, bem como aqueles cuja consulta odontológica seria a primeira na referida unidade. O questionário aplicado foi adaptado a partir do modelo utilizado para pesquisa de satisfação do usuário no Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde, e de instrumentos de avaliação externa do Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade. Para o cálculo amostral, utilizou-se a prevalência de 50% para cada condição possível, com a finalidade de maximizar o tamanho da amostra. Ao total encontrado, foram acrescidos 20% para potencializar o efeito do estudo, alcançando 461 indivíduos na amostra final. Foram empregados os testes qui-quadrado e exato de Fisher nas análises bivariadas, e a regressão de Poisson na análise...pt
dc.format.extent67 f : il. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt
dc.subjectAvaliação de serviços de saúdept
dc.subjectAssistência odontológicapt
dc.subjectHumanização na saúdept
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdept
dc.subjectHealth Services Researchpt
dc.titleAvaliação e resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúdept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/28-01-2016/000857925.pdf-
dc.identifier.aleph000857925-
dc.identifier.capes33004021074P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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