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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134238
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dc.contributor.advisorNogueira, Marcos Fernandes Pupo [UNESP]-
dc.contributor.authorIafelice, Carlos Henrique Cascarelli-
dc.date.accessioned2016-02-12T11:34:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:29:51Z-
dc.date.available2016-02-12T11:34:58Z-
dc.date.available2016-10-25T21:29:51Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134238-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134238-
dc.description.abstractFundamentado a partir de três eixos do conhecimento da polifonia (teórico, prático e especulativo), este trabalho apresenta o ‘conceito das protoformas do cânone’, que consiste em cinco matrizes ou formas-base que sintetizam as variadas manifestações do cânone durante os séculos XIII ao XVI. Para a fundamentação da pesquisa, são considerados primariamente aspectos relacionados à periodicidade motívica em tratados e exemplos musicais do séc. XIII, limitando-se à compreensão do termo como apresentado nos tratados práticos do séc. XVI, propiciando assim, materiais e indícios que apontam as variadas etapas do desenvolvimento e realização do cânone. Ao longo da exposição do estudo, uma série de comentários de excertos diretamente ligados às fontes primárias são apresentados, resultando em uma contribuição teórica às questões terminológicas e conceituais concernentes à sua história.pt
dc.description.abstractBased from three axes of polyphony’s knowledge (theoretical, practical and speculative), this work presents the 'concept of the canon’s protoforms', which consists of five matrices or forms-based synthesizing the varied manifestations of the canon during the 13th-16th centuries. In order to support the research, they are considered primarily aspects related to motivic periodicity in treatises and musical examples in 13th century, being limited on understanding of the term as presented in practical treatises in 16th-century, thus providing materials and evidences that link the various stages of development and realization of the canon. Throughout the study’s exposition, a series of excerpts and comments directly related to the primary sources are presented, resulting in a theoretical contribution to the terminological and conceptual issues concerning they history.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectProtoformas do cânonept
dc.subjectPolifoniapt
dc.subjectContrapontopt
dc.subjectRenascençapt
dc.subjectCanon’s protoformsen
dc.subjectPolyphonyen
dc.subjectCounterpointen
dc.subjectRenaissanceen
dc.titleO conceito das protoformas do cânone: aspectos históricos, terminológicos e processos composicionais no século XVIpt
dc.title.alternativeThe concept of canon's protoforms: historical, terminological aspects, and compositional process in 16th-centuryen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000860654pt
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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