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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134268
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTirapeli, Percival [UNESP]-
dc.contributor.authorCavaterra, Cristiana Antunes-
dc.date.accessioned2016-02-17T12:37:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:29:56Z-
dc.date.available2016-02-17T12:37:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:29:56Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134268-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134268-
dc.description.abstractMarino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália.pt
dc.description.abstractMarino Del Favero, italiano emigrato in Brasile alla fine del XIX secolo, è uno scultoreincisore, quasi sconosciuto nella storia dell’arte sacra brasiliana. Nonostante le numerose città brasiliane che possiedono i loro altari e le immagini sacre in cattedrali, chiese e cappelle, pochi ricercatori e storici dell'arte sacra brasiliana hanno approfondito gli studi sull’artista. Discendente di una famiglia italiana di affermati scultori e formatosi presso l’Accademia di Venezia, è autore di altari, immagini sacre e arredi religiosi per mezzo secolo nel suo laboratorio di San Paolo e in meno di un decennio ha raggiunto una dimensione industriale. Ha partecipato a numerose mostre nazionali e internazionali, ricevendo premi e attestati di vescovi e sacerdoti influenti nel suo periodo. Pioniere dell’industrializzazione di arte sacra e di ordinazioni attraverso cataloghi, alcuni dei suoi altari sono scomparsi, altri sono stati sostituiti da opere moderne, altri spostati in altre chiese, alcune immagini sacre sono state ridipinte e sfigurate, altre sono state rotte, i suoi arredi, privi di firme, passano inosservati, e certamente molte delle sue opere sono ancora da scoprire. Lo studio sarà effettuato attraverso la comprensione della storia e l’evoluzione della forma degli altari e delle immagini sacre, la loro funzione e la morfologia, così come lo studio tipologico dei suoi altari, al fine di creare i parametri per l’assegnazione delle sue opere. Essenziale è la ricerca storica sulle origini e la vita dell’artista in Brasile per capire e trovare le sue opere nella storia dell’arte sacra brasiliana. Lo studio ha permesso di rivelare il lavoro e la storia di un importante scultore-incisore e industriale a San Paolo della Belle Époque e le sue origini in Italia.it
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectMarino Del Faveropt
dc.subjectEscultorpt
dc.subjectEntalhadorpt
dc.subjectArte Sacrapt
dc.subjectEcletismopt
dc.subjectArte Sacrapt
dc.subjectScultoreit
dc.subjectIntagliatoreit
dc.subjectEclettismoit
dc.titleMarino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)pt
dc.title.alternativeMarino Del Favero, scultore e intagliatore (1864-1943)it
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.identifier.aleph000860667pt
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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