Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tirapeli, Percival [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cavaterra, Cristiana Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-17T12:37:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:29:56Z | - |
dc.date.available | 2016-02-17T12:37:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134268 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134268 | - |
dc.description.abstract | Marino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultorentalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália. | pt |
dc.description.abstract | Marino Del Favero, italiano emigrato in Brasile alla fine del XIX secolo, è uno scultoreincisore, quasi sconosciuto nella storia dell’arte sacra brasiliana. Nonostante le numerose città brasiliane che possiedono i loro altari e le immagini sacre in cattedrali, chiese e cappelle, pochi ricercatori e storici dell'arte sacra brasiliana hanno approfondito gli studi sull’artista. Discendente di una famiglia italiana di affermati scultori e formatosi presso l’Accademia di Venezia, è autore di altari, immagini sacre e arredi religiosi per mezzo secolo nel suo laboratorio di San Paolo e in meno di un decennio ha raggiunto una dimensione industriale. Ha partecipato a numerose mostre nazionali e internazionali, ricevendo premi e attestati di vescovi e sacerdoti influenti nel suo periodo. Pioniere dell’industrializzazione di arte sacra e di ordinazioni attraverso cataloghi, alcuni dei suoi altari sono scomparsi, altri sono stati sostituiti da opere moderne, altri spostati in altre chiese, alcune immagini sacre sono state ridipinte e sfigurate, altre sono state rotte, i suoi arredi, privi di firme, passano inosservati, e certamente molte delle sue opere sono ancora da scoprire. Lo studio sarà effettuato attraverso la comprensione della storia e l’evoluzione della forma degli altari e delle immagini sacre, la loro funzione e la morfologia, così come lo studio tipologico dei suoi altari, al fine di creare i parametri per l’assegnazione delle sue opere. Essenziale è la ricerca storica sulle origini e la vita dell’artista in Brasile per capire e trovare le sue opere nella storia dell’arte sacra brasiliana. Lo studio ha permesso di rivelare il lavoro e la storia di un importante scultore-incisore e industriale a San Paolo della Belle Époque e le sue origini in Italia. | it |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.subject | Marino Del Favero | pt |
dc.subject | Escultor | pt |
dc.subject | Entalhador | pt |
dc.subject | Arte Sacra | pt |
dc.subject | Ecletismo | pt |
dc.subject | Arte Sacra | pt |
dc.subject | Scultore | it |
dc.subject | Intagliatore | it |
dc.subject | Eclettismo | it |
dc.title | Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943) | pt |
dc.title.alternative | Marino Del Favero, scultore e intagliatore (1864-1943) | it |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.identifier.aleph | 000860667 | pt |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.