You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, José Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorFreitas, Aline Claro de-
dc.date.accessioned2016-02-17T16:12:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:29:57Z-
dc.date.available2016-02-17T16:12:02Z-
dc.date.available2016-10-25T21:29:57Z-
dc.date.issued2016-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134280-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134280-
dc.description.abstractFrente à realidade do ensino contemporâneo que demanda a necessidade de diversificar o uso de estratégias de ensino, pretendemos propor uma abordagem, por meio de material concreto e que pode tornar-se bastante significativa no ensino da matemática. Este trabalho discute sobre a história, aplicações clássicas e utilização do origami em sala de aula. Após uma breve apresentação histórica sobre o origami, apresentamos uma abordagem axiomática deste instrumento. Dois dos três famosos problemas matemáticos gregos da antiguidade que não podem ser solucionados através da régua e compasso: trissecção do ângulo e duplicação do cubo encontram uma solução por meio das técnicas de origami. Além disso, apresentamos sugestões de roteiros de aulas e a atividade aplicada em sala de aula que obteve resultado satisfatório.pt
dc.description.abstractFaced with the reality of contemporary teaching that demands the need to diversify the use of teaching strategies, we intend to propose an approach through concrete material and can become quite significant in mathematics education. This monograph discusses about the history, classic applications and use origami in the classroom. After a brief historical introduction about origami, we present an axiomatic approach of this instrument. Two of the three famous Greek mathematical problems of antiquity that can’t be solved by ruler and compass: trisection angle and doubling the cube find a solution through of origami techniques. In addition, we present suggestions classes scripts and the activitie applied in the classroom that obtained satisfactory result.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectOrigamipt
dc.subjectTrissecçãopt
dc.subjectAxiomapt
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectOrigamien
dc.subjectTrisectionen
dc.subjectAxiomen
dc.titleOrigami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometriapt
dc.title.alternativeOrigami: use as an alternative tool in the teaching of geometryen
dc.typeoutro-
dc.alternative-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000868193pt
dc.identifier.capes31075010001P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.