You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]-
dc.contributor.authorSbrogio, Renata de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-02-19T19:43:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:01Z-
dc.date.available2016-02-19T19:43:17Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:01Z-
dc.date.issued2016-02-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134303-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134303-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos, principalmente a difusão da internet e a conexão por banda larga, trouxeram uma nova realidade de acesso, produção e distribuição de informações, significando, assim, novas possibilidades de aprendizagem da população em geral. Viver na Sociedade da Informação requer domínio digital mínimo para o uso das tecnologias de informação e comunicação que afetam diretamente a convivência social, a produção da cultura e do conhecimento. Para que isso ocorra de forma positiva e crítica, é preciso disponibilizar os conhecimentos básicos necessários para se produzir um coletivo consciente, capaz de utilizar tais recursos com inteligência, consciência e eficácia; é preciso ser um alfabetizado digital e, mais desejável ainda, um letrado digital. Nesse contexto “aprender a ler” é conquistar a possibilidade de acessar, analisar, avaliar e optar por conteúdos que permitam o acesso às diversas concepções e conhecimentos socialmente elaborados. Para isso, a presente pesquisa propõe, por meio de revisão bibliográfica e um estudo de manipulação experimental, além de conceituar o letramento digital, a fim de compreensão da ação desse letramento, apresentar um conjunto temático de objetos de aprendizagem para o letramento digital em massa, considerando o alcance dos usuários multitelas (“multiscreeners”), facilitando uma aprendizagem informal por meio das diversas telas e dispositivos tecnológicos disponíveis.pt
dc.description.abstractTechnological advances, particularly internet spread and broadband connectivity, brought a new reality of access, production and distribution of information, meaning, thus, new possibilities of learning processes for population. Living in the information society requires minimal digital domain of the use of information and of communication technologies, which directly affect the social life, as well as the production of culture and knowledge. For this to happen in a positive and critical way, we need to provide the basic knowledge that is needed to produce a collective conscious, which, in turn, would be able to use these resources intelligently, knowingly and effectively. Therefore, we consider that it is necessary to develop a digital literacy and, preferably, a digital literate student. In this context, "learning to read" represents gaining ability to access, to analyze, to evaluate and to choose contents that allow recognizing different socially produced knowledge and conceptions. In order to do that, the present research proposes, through a literature review and an experimental study, to conceptualize digital literacy with the objective of understanding that literacy action, to present a thematic set of learning objects for in mass digital literacy, considering the scope of the multi-screen users ("multiscreeners") facilitating informal learning through several screens and available technological devices.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectTelaeducaçãopt
dc.subjectDigital literacypt
dc.subjectLetramento digitalpt
dc.subjectObjetos de aprendizagempt
dc.subjectEducação em massapt
dc.subjectLearning objectspt
dc.subjectEducation mass mediaen
dc.subjectEducation through screenen
dc.titleLetramento digital em massa com objetos de aprendizagempt
dc.title.alternativeLearning objects for in mass digital literacyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872541pt
dc.identifier.capes33004056088P9-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.