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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134309
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dc.contributor.advisorFerreira, Sandra Aparecida [UNESP]-
dc.contributor.authorBatistela, Amanda-
dc.date.accessioned2016-02-23T13:02:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:01Z-
dc.date.available2016-02-23T13:02:50Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:01Z-
dc.date.issued2016-02-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134309-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134309-
dc.description.abstractO presente estudo analisa duas obras saramaguianas, a fim de confrontar o estilo presente nas mesmas, sendo elas Memorial do Convento (1982) e Todos os Nomes (1997). É feito um trabalho comparativo entre essas produções artísticas, por meio da atenção aos traços estruturais e estilísticos, procurando destacar semelhanças e diferenças. Cabe ressaltar que a pesquisa está embasada na Estilística, destacando-se os estudos ligados à Estilística Idealista, como os de Leo Spitzer e Dámaso Alonso. O objetivo desta dissertação é focalizar os recursos estruturais e estilísticos empregados na composição textual de categorias como foco narrativo, espaço, tempo, personagens e figuras de linguagem das obras mencionadas. A partir das análises realizadas, são verificados quais torneios Saramago empregou naqueles romances e o efeito produzido, enfatizando-se, por meio da comparação, os traços estilísticos presentes, com vistas a sondar como ocorre a ressimplificação de seu estilo ao longo dos anos, sugerida nos estudos críticos de Ana Paula Arnaut.pt
dc.description.abstractThe present essay analyses two Saramago’s literary work, in order to confront the style presented in both, Memorial do Convento (1982) and Todos os Nomes (1997). It is done a comparative essay between these two artistic productions, through the attention of structural and stylistic traits, trying to stand out similarities and differences. It is important to highlight that the research is based on Stylistics, emphasizing the studies linked to Idealistic Stylistics, like the ones from Leo Spitzer and Dámaso Alonso. The aim of this dissertation is to focus the structural and stylistic resources used in textual composition of categories like narrative mode, place, time, characters and figures of speech from the books mentioned. From the carried out analyses, are verified which resources Saramago used in those romances and the effect produced, emphasizing through the comparison, the stylistic traits, with views to evaluate how it occurs the re-simplification in his style throughout the years, suggested in the critical studies of Ana Paula Arnaut.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectAnálise Estilísticapt
dc.subjectJosé Saramagopt
dc.subjectMemorial do Conventopt
dc.subjectTodos os Nomespt
dc.subjectStylistic Analysesen
dc.titlePor um viés estilístico: Memorial do Convento (1982) e Todos os Nomes (1997), de José Saramagopt
dc.title.alternativeThrough a stylistic bias: Memorial do Convento (1982) and Todos os Nomes (1997), of José Saramagoen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872542pt
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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