You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreiro, José Carlos [UNESP]-
dc.contributor.authorLemes, Aline Rafaela Portílio-
dc.date.accessioned2016-02-29T16:31:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:12Z-
dc.date.available2016-02-29T16:31:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:12Z-
dc.date.issued2016-01-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134367-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134367-
dc.description.abstractNo Brasil do século XIX, ao processo de emancipação política seguiu-se um processo de construção de uma memória nacional particular, visando legitimar o novo regime que se estabeleceu. O palco onde se desenvolverão essas questões será a literatura que, por meio do romantismo, seria capaz de expressar a especificidade do Brasil enquanto nação. O índio, associado à natureza, aparece então como um dos principais motivos literários, já que era visto como elemento capaz de expressar a especificidade brasileira. Nesse processo, política e literatura se unem de forma indissociável. Pensando a coerência interna da obra de José de Alencar, nossa proposta é analisar a maneira pela qual ele constrói seus conceitos de literatura e de nacionalidade e de que maneira esses conceitos articulam questões culturais e questões de poder, tendo como base a representação que o autor constrói a respeito do índio em dois romances: O Guarani (1857) e Iracema (1865).pt
dc.description.abstractIn Brazil at the nineteenth century, the political emancipation process followed by a construction of a particular national memory process to legitimize the new regime that was established. The stage where these issues will be develop the literature, through Romanticism, would be able to express the main Brazil’s characteristics as a nation. The Indian, associated with the nature, appears as a major literary subjects, as it was seen as an element with conditions of expressing the Brazilian specificity. In this construction process, politics and literature come together, in an inseparable way. Thinking about the internal logic of José de Alencar's work, our goal is to analyze the way in which the author builds his literature concepts and nationality and how these concepts articulate cultural issues and issues of power, based on the representation that the author builds about the Indian in two fictional narrative: the Guarani (1857) and Iracema (1865).en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectMemória nacionalpt
dc.subjectRomantismopt
dc.subjectPoder e culturapt
dc.subjectLiteratura e políticapt
dc.subjectJosé de Alencarpt
dc.subjectRepresentação do índiopt
dc.subjectNational Memoryen
dc.subjectRomanticismen
dc.subjectPower and cultureen
dc.subjectLiterature and politicen
dc.subjectIndians’ representationen
dc.titleEntre a literatura e a política: cultura e poder na representação do índio em José de Alencarpt
dc.title.alternativeBetween literature and politics: culture and power in indians representation in Jose de Alencaren
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872552pt
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.