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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134371
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dc.contributor.advisorCarvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Fábio Sagula de-
dc.date.accessioned2016-02-29T18:08:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:13Z-
dc.date.available2016-02-29T18:08:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:13Z-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134371-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134371-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o cotidiano das instituições de ensino sob a óptica da Psicanálise e da Filosofia. Os conceitos de paixão e pulsão servirão de ponto de apoio para a leitura que podemos fazer acerca dos diversos fenômenos inerentes às relações de ensino e aprendizagem, visando identificar e compreender o tipo de vinculação estabelecida entre as figuras envolvidas nos processos educativos. Lançando mão dos aspectos filosóficos presentes na obra de Freud, refletiremos acerca das formas de subjetivação presentes em nossa cultura de consumo e seus efeitos nas relações entre as pessoas, em especial entre docentes e discentes. Auxiliados pelo conceito de unidimensionalidade proposto por Marcuse, levantaremos hipóteses acerca dos motivos dos problemas de aprendizagem e dos ditos fracassos escolares, inter-relacionando a dinâmica presente na sociedade com os elementos subjetivos e afetivos constituintes do psiquismo humano. Ao final, exploraremos o significado de algumas manifestações violentas e hostis em ambiente escolar pelo viés da Psicanálise e do conceito de unidimensionalidade desenvolvido por Marcuse. Com o intuito de ilustrar as hipóteses levantadas no presente trabalho referentes à capacidade de sublimação dos sujeitos e das relações estabelecidas na escola e suas adjacências.pt
dc.description.abstractThis paper aims to propose a reflection on the daily life of educational institutions from the perspective of psychoanalysis and philosophy. The concepts of passion and drive will serve as a foothold for reading what we can do about the various phenomena inherent in teaching and learning relations, to identify and understand the type of link established between the figures involved in the educational processes. Making use of philosophical aspects in the work of Freud, we will reflect on ways of subjectivity present in our consumer culture and its impact on relationships between people, especially between teachers and students. Aided by the concept of one-dimensionality proposed by Marcuse, will raise hypotheses about the motives of learning problems and said school failures, interrelating the dynamics present in society with the subjective and emotional elements constituents of the human psyche. At the end, we will explore the meaning of some violent and hostile demonstrations in the school environment by the bias of psychoanalysis and the concept of onedimensionality developed by Marcuse. In order to illustrate the assumptions made in this paper concerning the sublimation ability of the subjects and of relationships within the school and its surroundings.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectFilosofia da educaçãopt
dc.subjectEducação – Filosofiapt
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt
dc.subjectInconsciente (Psicologia)pt
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.subjectEducation - philosophyen
dc.subjectPsychoanalysis and educationen
dc.subjectUnconscious (Psychology)en
dc.titleA dinâmica das pulsões na escola: um diálogo entre psicanálise e educaçãopt
dc.title.alternativeThe dinamic of drives at school: a dialogue betwenn psichoanalisys and educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872553pt
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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