Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134422
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:21Z-
dc.date.available2016-03-02T12:56:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213-
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.-
dc.identifier.issn1415-2150-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134422-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134422-
dc.description.abstractThis paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.pt
dc.format.extent205-224-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAstronomy educationen
dc.subjectTeacher's educationen
dc.subjectFundamental contentsen
dc.subjectEducação em astronomiapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectConteúdos disciplinares essenciaispt
dc.titleFormação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeTeacher's education and their disciplinary knowledge of essential astronomy for the first years of primary schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Departamento de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172010120213-
dc.identifier.scieloS1983-21172010000200205-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1983-21172010000200205.pdf-
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências-
dc.identifier.lattes4449947783474945-
dc.identifier.lattes7412952908466931-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.