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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134440
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti-
dc.contributor.authorPinto, Thiago Pedro-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:23Z-
dc.date.available2016-03-02T12:56:44Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/view/2720-
dc.identifier.citationZetetike, v. 18, p. 207-244, 2010.-
dc.identifier.issn0104-4877-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134440-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134440-
dc.description.abstractThe main goal of this work is to build a sketch on how language is used in mathematics classrooms. We specifically try to understand how teachers use language in order to share meanings with their students. We initially present our main intentions, summarizing some studies that are close to our purposes. The two theoretical frameworks which support our study – the Model of Semantic Fields and the Wittgensteinian “games of language” – are then presented and discussed about their similarities and distinctions. Our empirical data are some classroom activities recorded and turned into “clips”. Such clips were transcribed and our analysis was based on these transcriptions. Data analysis – developed according to our theoretical framework – allowed us to build the so-called “events” and, then, comment on some understandings on how language can be used in mathematics classrooms.en
dc.description.abstractEste trabalho estuda os usos da linguagem em sala de aula de Matemática. Mais especificamente, analisa como professores utilizam a linguagem para comunicar-se com seus alunos durante as aulas. Inicialmente, são expostas nossas intenções e a leitura de algumas produções em Educação Matemática que se aproximam de nossa proposta. Em seguida, apresentamos os dois aportes teóricos que dão sustentação ao nosso trabalho, o “Modelo dos Campos Semânticos” e os “jogos de linguagem”, de Wittgenstein, considerando seus pontos de aproximação e distanciamento. As filmagens nas salas de aula de dois professores foram transformadas em clipes que, transcritos, organizam os dados da pesquisa. Com a análise desses dados, a partir dos aportes teóricos adotados, foi possível listar eventos que caracterizam alguns usos da linguagem e, por fim, elencar faces do “jogo de linguagem” da sala de aula de Matemática.pt
dc.format.extent207-244-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectModel of the semantic fieldsen
dc.subjectWittgensteinianen
dc.subjectGames of languageen
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectModelo dos campos semânticospt
dc.subjectJogos de linguagempt
dc.titleConsiderações sobre o uso da linguagem na sala de aula de Matemáticapt
dc.title.alternativeSome remarks on language and how language works in mathematics classroomsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luis Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luis Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0104-4877-2010-18-207-244.pdf-
dc.relation.ispartofZetetike-
dc.identifier.lattes5089072868644414-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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