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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134482
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dc.contributor.authorMonteiro, Isabel Cristina de Castro-
dc.contributor.authorAzevedo, Tânia Cristina Arantes Macedo de-
dc.contributor.authorMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:29Z-
dc.date.available2016-03-02T12:56:56Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309-
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.-
dc.identifier.issn1983-2117-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134482-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134482-
dc.description.abstractCurrently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.en
dc.description.abstractAtualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.pt
dc.format.extent117-130-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectReflexive practiceen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectPrática reflexivapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleVisões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógicapt
dc.title.alternativeVisions of autonomy of the teacher and his influence in pedagogics practiceen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172010120309-
dc.identifier.scieloS1983-21172010000300117-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1983-21172010000300117.pdf-
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências-
dc.identifier.lattes0143498612781228-
dc.identifier.lattes6998705768912364-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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