You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Isabel Cristina de Castro-
dc.contributor.authorMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:29Z-
dc.date.available2016-03-02T12:56:56Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/14-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, p. 1-20, 2010.-
dc.identifier.issn1806-5104-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134483-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134483-
dc.description.abstractThe teaching of Science is one great challenge not only for educators but also for researchers in our country. In a globalized world where the social foundations, cultural and economic depend fundamentally on science and technology, science education is a basic requirement for the exercise of citizenship. Multiple initiatives have been taken to improve the quality of teaching of science practiced in our schools: the ReAction Program is the result of a set of actions developed by a public educational policy that invests in improving the Teaching of Science the elementary school. In this work, we present a history of this program and the search on the contribution and the actions developed, the collaborative research with a group of teachers-multiplier, and the evaluation of the teaching of science, measured from notes, frequency and speech teacher.en
dc.description.abstractO ensino de ciências constitui-se em um grande desafio não somente para os educadores, mas também para pesquisadores em nosso país. Num mundo globalizado cujos fundamentos sociais, culturais e econômicos dependem fundamentalmente da Ciência e da Tecnologia, a educação científica torna-se um requisito básico para o exercício da cidadania. Múltiplas iniciativas têm sido adotadas no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciências praticado em nossas escolas: o Programa ReAção é uma delas, resultado de um conjunto de ações desenvolvidas por uma política pública educacional que investiu na melhoria do ensino de ciências do Ensino Fundamental. Nesse trabalho, apresentamos um histórico deste Programa e investigamos a contribuição que uma das ações desenvolvidas nele, a pesquisa colaborativa com um grupo de professoras-multiplicadoras, teve sobre a melhoria do ensino de ciências, avaliado a partir de notas, freqüência e discurso docente.pt
dc.format.extent1-20-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectTeaching of Scienceen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectTraining teachers of Scienceen
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectEnsino Fundamentalpt
dc.subjectFormação de professores de Ciênciaspt
dc.titlePrograma ReAção: uma análise das contribuições de uma pesquisa colaborativa com professores para a melhoria do ensino de ciênciaspt
dc.title.alternativeReAction Program: an analysis of contributions of the collaborative research with teachers to improving the teaching of sciencesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationInstituto Tecnológico de Aeronáutica, Departamento de Física-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1806-5104-2010-10-01-01-20.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-
dc.identifier.lattes0143498612781228-
dc.identifier.lattes6998705768912364-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.