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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chapani, Daisi Terezinha | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de | - |
dc.contributor.author | António Teodoro | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:57:37Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:30:46Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T12:57:37Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:30:46Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier | http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/20/1 | - |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 2, n. 3, p. 66-85, 2010. | - |
dc.identifier.issn | 2176-4360 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134604 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134604 | - |
dc.description.abstract | Num contexto de mudanças amplas e céleres nos mundos do trabalho e da cultura, como se situam os professores frente às normas que regulam sua formação? Ao discutirmos esta questão, propomo-nos a colaborar com os debates sobre as políticas públicas, especialmente aquelas diretamente relacionadas à formação de professores de Ciências que atuam em determinada região no interior da Bahia, desvelando fatores que constrangem ou impedem a ação dos professores na configuração dessas políticas e apontando para outras possibilidades de formação docente. Para tanto, utilizamo-nos de dados de pesquisas acadêmicas, documentos, legislação e entrevistas realizadas com 15 docentes. Para a análise, apoiamo-nos em referenciais críticos, particularmente na teoria social de Habermas. Foi possível relevar a ausência do Estado em determinados aspectos da formação desses profissionais, bem como sua presença incisiva e sufocante em outros. A participação restrita dos docentes, como grupo afetado, na produção das políticas de formação demonstra que a integração social não tem se fundamentado na comunicação, mas em processos não linguísticos, principalmente por meio do poder estatal que abriga os ditames do sistema econômico. Finalizamos o texto, chamando a atenção para as possibilidades apresentadas pelo conceito de esfera pública para o apontamento de novas possibilidades formativas. | pt |
dc.format.extent | 66-85 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Estado | pt |
dc.subject | Mercado | pt |
dc.subject | Esfera pública | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.title | Políticas de formação docente na Bahia:uma anállise a partir de pressupostos da Teoria Social de Habermas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 15385000, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente | - |
dc.identifier.lattes | 2571977671030681 | - |
dc.identifier.lattes | 8579308623463839 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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