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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChapani, Daisi Terezinha-
dc.contributor.authorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de-
dc.contributor.authorAntónio Teodoro-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:46Z-
dc.date.available2016-03-02T12:57:37Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:46Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/20/1-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 2, n. 3, p. 66-85, 2010.-
dc.identifier.issn2176-4360-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134604-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134604-
dc.description.abstractNum contexto de mudanças amplas e céleres nos mundos do trabalho e da cultura, como se situam os professores frente às normas que regulam sua formação? Ao discutirmos esta questão, propomo-nos a colaborar com os debates sobre as políticas públicas, especialmente aquelas diretamente relacionadas à formação de professores de Ciências que atuam em determinada região no interior da Bahia, desvelando fatores que constrangem ou impedem a ação dos professores na configuração dessas políticas e apontando para outras possibilidades de formação docente. Para tanto, utilizamo-nos de dados de pesquisas acadêmicas, documentos, legislação e entrevistas realizadas com 15 docentes. Para a análise, apoiamo-nos em referenciais críticos, particularmente na teoria social de Habermas. Foi possível relevar a ausência do Estado em determinados aspectos da formação desses profissionais, bem como sua presença incisiva e sufocante em outros. A participação restrita dos docentes, como grupo afetado, na produção das políticas de formação demonstra que a integração social não tem se fundamentado na comunicação, mas em processos não linguísticos, principalmente por meio do poder estatal que abriga os ditames do sistema econômico. Finalizamos o texto, chamando a atenção para as possibilidades apresentadas pelo conceito de esfera pública para o apontamento de novas possibilidades formativas.pt
dc.format.extent66-85-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEstadopt
dc.subjectMercadopt
dc.subjectEsfera públicapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.titlePolíticas de formação docente na Bahia:uma anállise a partir de pressupostos da Teoria Social de Habermaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 15385000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente-
dc.identifier.lattes2571977671030681-
dc.identifier.lattes8579308623463839-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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