Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134654
Título: 
Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis: modalidades de relato
Título alternativo: 
  • Behavior problems and children social skills: report modalities
  • Problemas infantiles del comportamiento y de las capacidades sociales: modalidades de historias
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
ISSN: 
0103-5371
Resumo: 
  • The relationships between behavior problems and children social skills, such as the relevance of analysing these sides by report instruments had been emphasized in researches. It aims: a) to verify the components concerning to behavior problems and children social skills, which was identified through a undirected report instrument; b) to analyze the correlation of such indicators with ones detected by a directed report instrument and those ones referred in bibliography. The participants were 213 primary health carers of children in pre-school age (n = 114) and school age ones (n = 98). The results show that undirected and directed instruments are complementary to obtain informations. Besides, the combination of assessment modalities adds to the characterization of the behavioral repertoire.
  • Las relaciones infantiles entre los problemas del comportamiento y las capacidades sociales, y la importancia de la evaluación de estos aspectos para los instrumentos de la historia se ha acentuado en la investigación. Objetivo: a) para verificar los componentes relativos los problemas identificados del comportamiento y de las capacidades sociales infantiles por medio de un instrumento de la historia no dirigido; b) para analizar la correspondencia de tales indicadores detectados para el instrumento de la historia dirigida y las relacionadas en literatura. 213 cuidadores primarios de niños en edad preescolar (n = 114) y referente a escuela habían sido participante (n = 98). Los resultados señalan que dirigido y los instrumentos dirigidos no son complementarios para el logro de la información, siendo que la combinación de las modalidades de la evaluación agrega a la caracterización del repertorio mannering.
  • As relações entre problemas de comportamento e habilidades sociais infantis, e a relevância da avaliação desses aspectos por instrumentos de relato têm sido enfatizadas nas pesquisas. Objetiva-se: a) verificar os componentes relativos a problemas de comportamento e habilidades sociais infantis identificados por meio de um instrumento de relato não dirigido; b) analisar a correspondência de tais indicadores aos detectados por instrumento de relato dirigido e aos referidos na literatura. Foram participantes 213 cuidadores primários de crianças em idade pré-escolar (n = 114) e escolar (n = 98). Os resultados sinalizam que instrumentos dirigidos e não dirigidos são complementares para a obtenção de informações, sendo que a combinação de modalidades de avaliação acrescenta à caracterização do repertório comportamental.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Psico, v. 42, n. 3, p. 354-361, 2011.
Duração: 
354-361
Palavras-chaves: 
  • Social skills
  • Behavior problems
  • Assessment
  • Capacidades sociales
  • Problemas del comportamiento
  • Evaluación
  • Habilidades sociais
  • Problemas de comportamento
  • Avaliação
Fonte: 
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5813
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134654
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.