You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz, Ednilson Luiz Silva-
dc.contributor.authorAssis, Alice-
dc.contributor.authorCodaro, Eduardo Norberto-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:58Z-
dc.date.available2016-03-02T12:57:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:58Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/-
dc.identifier.citationQuímica Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.-
dc.identifier.issn0104-8899-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134693-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134693-
dc.description.abstractIn this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.en
dc.description.abstractNeste trabalho, propomos a utilização de uma atividade experimental de química, em que ocorre um processo de corrosão, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os conceitos trabalhados e os fenômenos de corrosão que acontecem no seu cotidiano. Sugerimos que o desenvolvimento do experimento seja fundamentado na teoria de Vygotsky, de modo que os alunos trabalhem em grupos, o que pode viabilizar a interação social entre os estudantes e a discussão dos resultados entre os grupos sob a orientação do professor. Essa proposta pode propiciar a aprendizagem dos conceitos envolvidos, bem como a formação do aluno como indivíduo crítico e reflexivo.pt
dc.format.extent61-64-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectChemistry educationen
dc.subjectCorrosionen
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.subjectCorrosãopt
dc.subjectInteração socialpt
dc.titleAnálise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógicapt
dc.title.alternativeExperimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf-
dc.relation.ispartofQuímica Nova na Escola-
dc.identifier.orcid0000-0002-1648-2281pt
dc.identifier.lattes7685860330861283-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.