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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134734
Título: 
Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2145-4981
Resumo: 
  • The aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.
  • O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta educacional com orientações didático-pedagógicas no Ensino de Ciências para indivíduos com deficiência visual. Para isto utilizamos como principal referencial a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, conjuntamente com um enfoque translacional, aplicando resultados empíricos da Neurociência Cognitiva. Dentro disto, relevamos o papel de atividades didáticas direcionadas ao que chamamos de ‘alfabetização científica multisensorial’, com foco na tríade lingüística: leitura, interpretação e representação textual. Esperamos que as diretivas aqui apresentadas constituam-se futuramente em orientações para compor um ‘protocolo semiótico’ para o Ensino de Ciências, destacando as especificidades e singularidades epistemológicas, didáticas e pedagógicas desta área, e relevando tais propriedades na forma de construtos cognitivos próprios para a educação científica e tecnológica.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.
Duração: 
25-50
Palavras-chaves: 
  • Science education
  • Including school
  • Semiotics
  • Conceptual fields theory
  • Ensino de ciências
  • Inclusão escolar
  • Semiótica
  • Teoria dos campos conceituais
Fonte: 
http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134734
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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